Fiscalização retira mais de 240kg de cabos de telecomunicações irregulares da Via Costeira em Natal


Equipes da companhia de energia do estado percorreram trechos da rodovia para serviço de ordenamento dos cabos nos postes da rede elétrica. Cabos retirados de postes da Via Costeira em Natal
Neoernergia Cosern/Divulgação
Um dos principais corredores turísticos do Rio Grande do Norte, a Via Costeira, em Natal, teve 249 kg de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares retirados ao longo da semana passada.
Segundo a companhia de energia do estado, a Neoenergia Cosern, a ação aconteceu no início do Plano Verão 2024/2025 com, a Operação Ordenamento.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
“Reforçamos a Operação Ordenamento no intuito de promover mais segurança à população e aos turistas, além de minimizarmos os riscos de acidentes com a rede em virtude do desnivelamento dos cabos e equipamentos instalados à revelia nos postes da nossa rede elétrica. Sem o nosso aval, esses itens podem causar sobrepeso nos postes e incliná-los, por exemplo”, afirma Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern.
De acordo com ele, as equipes estão em campo mapeando os riscos e acionando as empresas de telecomunicações para realizarem as correções.
“Em último caso, procedemos com a retirada dos equipamentos. Nosso objetivo é reforçar a segurança e reduzir a poluição visual”, diz.
Segundo a companhia, o Plano Verão contempla um planejamento que começa seis meses antes do início da fase de operação. Essa última etapa começa entre os meses de setembro e outubro e se estende até março.
A companhia anunciou que vai investir R$ 33 milhões em 48 municípios com potencial de grandes eventos. Foram mapeadas 107 áreas de veraneio ao longo dos mais de 400 quilômetros de litoral; 20 áreas com potencial de grandes eventos para o réveillon e 94 áreas com festividades carnavalescas do litoral ao sertão.
Entre os serviços, há previsão de manutenção de 2.170 quilômetros de redes de distribuição de energia e aumento da carga de energia no litoral, interior e demais destinos turísticos, como cidades serranas.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.