Casa atingida por avião da Voepass que caiu em Vinhedo deve ser reconstruída, conclui Defesa Civil


Relatório foi divulgado nesta quarta-feira (16). Foto divulgada pela Polícia Federal mostra o trabalho da perícia na manhã de sábado (9) em Vinhedo
Polícia Federal
A Defesa Civil de Vinhedo (SP) divulgou nesta quarta-feira (16) o relatório final sobre a queda do avião da Voepass, que deixou 62 mortos em 9 de agosto. De acordo com o laudo, a casa atingida pela aeronave foi parcialmente destruída e precisa ser reconstruída.
O documento detalha que o procedimento deve ser “acompanhado de parecer técnico sobre as condições atuais do imóvel”. Um outro imóvel vai precisar de reparos leves, sob recomendação de que os proprietários busquem um parecer técnico sobre a situação da estrutura.
Cronologia da tragédia
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas.
Veja, abaixo, da decolagem à queda, a cronologia do acidente da Voepass, o maior do país em número de vítimas desde 2007, quando um avião atingiu um edifício em São Paulo ao tentar pousar.
Inicialmente, a Voepass noticiou que 61 pessoas tinham morrido após a queda do avião. Na manhã de sábado (10), o número de mortes subiu para 62.
A aeronave decolou às 11h56 e o voo seguiu tranquilo até 13h20.
O avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude, segundo a plataforma Flightradar.
Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.
Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros.
A velocidade dessa queda foi de 440 km/h.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que o “Salvaero” foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.
Como era o avião que caiu em Vinhedo
Arte g1
VÍDEOS: veja tudo sobre o acidente aéreo em Vinhedo
A
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.