Conheça as candidaturas progressistas eleitas em Natal

A Câmara Municipal de Natal terá 51% de suas cadeiras renovadas em 2025, com 15, dos 29 vereadores sendo eleitos pela primeira vez. Embora tenha sido renovada por pouco mais da metade, o número de candidaturas de centro-direita e direita ainda formam a maioria das cadeiras ocupadas. Pensando nisso, a Agência Saiba Mais reuniu os parlamentares progressistas de esquerda eleitos para representar o povo potiguar na Câmara a partir do próximo ano. 

De 29 vereadores, 6 deles são de candidaturas progressistas e que compõe federações e coligações. Sendo 4 vagas da coligação Federação BRASIL DA ESPERANÇA – PT/PV/PC do B, com Daniel Valença (PT), Brisa Bracchi (PT), Samanda (PT) e Herberth Sena (PV). E a Federação PSOL-REDE, com Thabatta Pimenta (PSOL) e Eribaldo Ribeiro (REDE). 

Ao todo, dos 430.453 votos foram contabilizados 397.170 votos válidos, 18.705 nulos, 13.754 em branco e 824 anulados.

Conheça os parlamentares: 

Daniel Valença (PT)

3° vereador mais bem votado da cidade neste pleito, Daniel Valença conseguiu sua reeleição com 8.249 votos. Valença é Professor da graduação do mestrado em Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido, vice-Presidente do PT/RN e vereador de Natal. 

foto: divulgação

Casado e pai de Lulu e Manu, o parlamentar é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também se formou em Direito, e tem especialização em Direito Urbanístico pela PUC-Minas e doutorado em Direito pela Universidade Federal Rural da Paraíba. Além disso, Daniel foi coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN, na gestão de 2003 a 2004, e atuou com o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. 

Nas redes sociais, ele comemorou os resultados.

“8.249 vezes obrigado! A classe trabalhadora natalense fez história nesse 6 de outubro. Agora, vamos eleger @nataliabonavides no segundo turno e seguir na luta por uma Natal pra toda gente.”

Brisa Brachhi (PT)

Sendo a parlamentar feminina do PT mais bem votada na história da Câmara de Natal com 6.877 votos, Brisa também foi reeleita vereadora. No pleito passado, a parlamentar já tinha feito história sendo a candidata mais jovem a ocupar a cadeira na Câmara.

Filha de trabalhadores da praia, mulher negra, bissexual e historiadora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brisa Brachhi também foi eleita a parlamentar destaque em 2022 e é a líder da oposição do atual prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos). 

foto: Luana Tayze

Nas redes sociais, Bracchi agradeceu os votos e prometeu seguir seu mandato com ousadia.

“Obrigada a todo mundo que acreditou nesse sonho coletivo. Foram quase 7 mil natalenses que apostaram na renovação de um mandato jovem, ousado e comprometido com a luta em favor do povo. Estamos escrevendo a história e que orgulho escrevê-la a tantas mãos, mentes e corações. Se alguém um dia duvidou, hoje provamos, mais uma vez, que é, sim, possível reencantar a cidade com a nossa alegria, o nosso esperançar, a nossa sede de transformação e a nossa cultura política. Seguimos com muito mais força, energia e ousadia pra mudar Natal!”, escreveu. 

Samanda Alves (PT)

Engenheira de Computação, feminista e vice presidente do PT Natal, Samanda Alves conquistou uma nova cadeira na Câmara dos vereadores. Eleita pela primeira vez, a parlamentar é filiada ao PT há 20 anos e já foi assessora da governadora Fátima Bezerra por duas décadas, enquanto deputada, senadora e governadora.

Ciclista, namorada de Marina e ex aluna do IFRN, Samanda já assumiu a subsecretaria do Trabalho, Emprego e Renda do RN e já coordenou o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e a Politica Nacional para LGBTs. 

Samanda Alves
foto: divulgação

Nas redes, Alves comemorou a sua vitória, com mais de 5 mil votos, e prometeu levar a cidade com coragem e honestidade.

 “OBRIGADA AOS 5.189 NATALENSES QUE VOTARAM COM CORAGEM DE SER FELIZ! Com o coração transbordando de alegria e emoção, venho agradecer a cada um e cada uma de vocês que acreditou e fez parte dessa grande vitória. A partir de 1° de janeiro de 2025, serei oficialmente vereadora de Natal, graças ao apoio, às palavras de incentivo, aos abraços e a CADA VOTO que recebi por toda a cidade. Cada voto foi fundamental e mostrou que juntos podemos transformar nossa cidade! Esse mandato não é meu, é de todos nós! Vou levar com coragem, responsabilidade e amor a missão de construir uma Natal mais justa, inclusiva e cheia de oportunidades para todas e todos. A luta continua, e juntos, faremos a diferença!”, escreveu.

 Herberth Sena (PV)

Completando a Federação BRASIL DA ESPERANÇA – PT/PV/PC do B,  Herberth Sena (PV) também conseguiu se reeleger vereador. Engenheiro civil por formação, o parlamentar foi eleito em 2020 pelo Partido Liberal (PL), tendo sido o mais votado no pleito, com 6.029 votos. Neste ano, filiado ao PV, Sena repetiu o feito e conquistou 6.709 votos. 

foto: reprodução

Filho do pescador Jailson e da dona de casa Edna, Herberth nasceu e se criou nas Rocas. No bairro, o parlamentar foi dançarino e quadrilheiro e também organizador de blocos e desfiles cívicos e diretor da Escola de Samba Malandros do Samba e da Associação Beneficente e Cultural das Rocas. Entre 2009 e 2016, o vereador atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Natal e também foi gerente de Meio Ambiente e Educação Ambiental. 

Nas redes sociais, Sena escreveu: 

 “Aos 6.709 natalenses que confiaram em mim e acreditaram nos nossos projetos e propostas: muito obrigado! Não foram 45 dias de campanha, e sim, quase 4 anos de trabalho focado nas necessidades do povo. Sigo, arregaçando as mangas e com esperança de que todos nós possamos viver numa capital muito melhor.”

Thabatta Pimenta (PSOL)

Se consagrando a mulher mais votada neste ano em Natal e também a primeira travesti a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal em toda a história da cidade, Thabatta Pimenta quebrou dois recordes no mesmo dia. Acumulando 7.085 votos neste pleito, a carnaubense entra para a história do estado pela segunda vez já que, em 2020, se tornou a primeira vereadora trans da história do Rio Grande do Norte, quando se elegeu em Carnaúba dos Dantas, município do interior potiguar.

foto: reprodução

Travesti, mãe atípica de Ryan e ativista pela luta da pessoa com deficiência e das famílias atípicas. Thabatta é uma mulher que se destaca por sua luta pelos direitos das minorias, especialmente pessoas com deficiência, que, segundo ela, precisam de voz ativa no cenário político. 

Nas redes, Thabatta se emocionou ao lado do irmão e agradeceu pela conquista. Veja:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Thabatta Pimenta (@eupimenta)

Eribaldo Medeiros (REDE)

De Tangará-RN e filho de Dona Terezinha e Seu Martins, Eribaldo chegou em Natal há mais de 30 anos. Morador da Rocas e pai de 3 filhos, Medeiros é militante pelas causas sociais e ambientais.

foto: reprodução

Em sua trajetória, o parlamentar se destacou-se pela retirada dos lixões de comunidades da sua região, como Rocas, Brasília Teimosa, Santos Reis e Praia do Meio. Eleito pela primeira vez pelo PSB, no pleito deste ano, já pela REDE, Eribaldo conseguiu acumulou 4.135 votos.

Nas redes, ele escreveu: 

“Hoje, escrevemos juntos um novo capítulo na história da nossa cidade. Receber 4.135 votos é a prova do poder da união e do compromisso com cada natalense que acredita em um futuro melhor. Agradeço de coração a cada colaborador, a quem caminhou ao meu lado, acreditou no nosso projeto e se doou ao máximo. Essa vitória é nossa! A cada natalense que confiou seu voto e lutou junto comigo: meu eterno reconhecimento. Vocês mostraram que quando o povo se une, a vitória é certa. Mas essa conquista é apenas o começo. Vamos continuar trabalhando juntos, de mãos dadas, porque o que vem pela frente é ainda maior!  Vamos juntos transformar Natal! Conto com vocês para seguir nessa luta. A força do Povo Venceu de novo!”

Confira a lista completa dos vereadores:

  • Robson Carvalho – União
  • Eriko Jácome – PP
  • Daniel Valença – PT
  • Irapoã – Republicanos
  • Daniell Rendall – Republicanos
  • Thabatta Pimenta – PSOL
  • Brisa – PT
  • Camila Araújo – União
  • Herberth Sena – PV
  • Nina Souza – União
  • Tércio Tinôco – União
  • Léo Souza – Republicanos
  • Kleber Fernandes – Republicanos
  • Matheus Faustino – União
  • Samanda – PT
  • Aldo Clemente – PSDB
  • Preto Aquino – Podemos
  • Tarcio de Eudiane – União
  • Luciano Nascimento – PSD
  • Subtenente Eliabe – PL
  • Hermes Câmara – Cidadania
  • Cláudio Custódio – PP
  • Eribaldo Medeiros – Rede
  • Daniel Santiago – PP
  • Pedro Henrique – PP
  • João Batista Torres – DC
  • Anne Lagartixa – Solidariedade
  • Tony Henrique – PL
  • Fulvio – Solidariedade

Como funciona a eleição para vereador (a)

No caso das prefeituras, o (a)s candidato(a)s são eleitos pelo sistema majoritário, ou seja, vence quem for mais votado. Porém, para a eleição do (a)s vereadores (a), o sistema adotado é o proporcional, que considera os quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias. Por isso, nem sempre o mais votado consegue ser eleito.

No sistema proporcional, as vagas são destinadas aos partidos e federações, e não a candidatas e candidatos. Esse modelo é utilizado para eleger representantes para as casas legislativas (deputado federal, estadual, distrital e vereador). 

SAIBA+

PT deve buscar ampliar alianças para o 2º turno com Natália

Eleições 2024: Natália celebra ida ao 2º turno e garante Lula em Natal
Eleições 2024: segundo turno em Natal será entre Paulinho e Natália
Eleições 2024: dos 29 vereadores eleitos para Câmara de Natal, 15 são novatos
Eleições 2024: confira os nomes dos vereadores eleitos de Natal; veja lista

The post Conheça as candidaturas progressistas eleitas em Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.