O Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência da UFRN promove, nesta quinta-feira (26), um debate para discutir políticas de proteção à infância, juventude e saúde mental com os candidatos à Prefeitura de Natal. O evento acontece às 14h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN, com participação presencial, sem transmissão online.
Até o fechamento desta reportagem, somente Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB) haviam confirmado presença no debate, e a organização ainda aguarda a confirmação dos demais candidatos. A participação ativa da sociedade civil e das entidades de defesa dos direitos humanos será fundamental para monitorar os compromissos firmados e acompanhar se as promessas feitas serão cumpridas durante o mandato do futuro prefeito.
A iniciativa, realizada em parceria com entidades de direitos humanos e de proteção à infância, como o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedeca) Casa Renascer, visa oferecer um espaço para que os candidatos apresentem suas propostas voltadas para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com foco especial na saúde mental e no enfrentamento da violência.
Regras
De acordo com a organização do debate, cada candidato receberá previamente duas perguntas específicas sobre suas políticas para esses temas, e terá entre 10 e 15 minutos para responder a cada questão, dependendo do número de participantes.
O debate será uma oportunidade para os postulantes ao cargo de prefeito detalharem como pretendem fortalecer a rede de proteção a esse público vulnerável. Além disso, ao final das apresentações, todos os candidatos serão convidados a assinar duas cartas de compromisso, uma voltada para a infância e juventude e outra para políticas de saúde mental. A assinatura dessas cartas é vista como uma maneira de assegurar o comprometimento dos candidatos com essas causas.
Organizado por entidades comprometidas com os direitos das crianças e adolescentes, o evento busca fortalecer o diálogo entre os candidatos e a sociedade civil, promovendo maior transparência nas políticas públicas que impactam diretamente a população infantojuvenil. Temas como o combate à violência, a melhoria do acesso aos serviços de saúde mental e o fortalecimento da rede de proteção social estarão no centro das discussões.
The post Debate entre candidatos à prefeitura aborda proteção à infância e saúde mental appeared first on Saiba Mais.