Bombeiros do RN enviam reforços para combater incêndios na fronteira 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) vai enviar 10 bombeiros especializados no combate a incêndios em vegetação para reforçar as operações que acontecem na fronteira entre Brasil e Bolívia. A equipe será enviada já nesta quarta-feira (25) e faz parte da missão de uma cooperação humanitária coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, em resposta ao aumento significativo dos focos de incêndio na região da fronteira dos países. 

O foco da missão é em uma área que abrange, aproximadamente 133 km, e ameaça comunidades indígenas da região e áreas de preservação ambiental, como o Parque Estadual de Corumbiara, em Rondônia, e o Parque Estadual Ricardo Franco, no Mato Grosso. A Bolívia é um país que faz fronteira com os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nos dois biomas que têm sido fortemente afetados pelos incêndios no Brasil.

Até o momento, o Governo Federal já enviou mais de 60 bombeiros para atuar no local desde o início do mês. Por isso, os bombeiros potiguares ficarão à disposição da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e vão substituir as equipes que estão no combate direto aos incêndios. Além disso, eles viajam sem equipamentos próprios e vão utilizar os disponíveis no local. 

“Estamos sempre prontos para colaborar com outras regiões do país em momentos de necessidade, sem comprometer a nossa capacidade de resposta local. Nossos militares são treinados e preparados para enfrentar as adversidades das queimadas em larga escala”, destacou o comandante-geral do CBMRN, coronel Monteiro.

O CBM-RN ainda explicou que, caso a situação exija, mais bombeiros poderão ser enviados à região. No entanto, o efetivo local será mantido em um número adequado para atender e garantir resposta eficaz às necessidades do Rio Grande do Norte.  A operação na fronteira faz parte de um esforço contínuo para controlar os focos de calor e preservar a vida e o meio ambiente.

Entenda 

O Governo Federal enviou missão humanitária para combater incêndios florestais na faixa de fronteira com a Bolívia. A ação é realizada em coordenação com as autoridades bolivianas e combatem os incêndios ao longo da faixa de fronteira que ameaça atingir o Pantanal brasileiro. A designação dos integrantes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

A missão humanitária brasileira está sendo coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e chefiada por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). 

Para isso, serão feitos sobrevoos e analisados mapas satelitais que vão identificar os focos de incêndio ao longo da faixa de fronteira com os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, a serem extintos em operações conjuntas. Além de contribuir para combater os incêndios no lado boliviano da fronteira, a missão conjunta terá caráter preventivo, para evitar que novos focos de incêndio atinjam o território brasileiro, que já sofrem com queimadas.

The post Bombeiros do RN enviam reforços para combater incêndios na fronteira  appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.