O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 19, na sede do Grupo A TARDE
| Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE
>> Made in Bahia: 4 anos de valorização de mercado e serviços baianosAlém de Carlos Falcão, o encontro contou com a presença de João Gomes, diretor de novos negócios da Zum Brazil, e Fernanda Lacorte, sócia e diretora de marketing da Zum Brazil. Eles foram recebidos na sede do Grupo A TARDE pelo presidente João Melo Leitão e pelo diretor da Rádio A TARDE FM, Eduardo Dute.O Summit Made in Bahia é um projeto desenvolvido pelo grupo Business Bahia em parceria com a Zum Brazil, empresa especializada em eventos corporativos.Fernanda Lacorte celebrou a parceria com o grupo e adiantou que o objetivo é trazer o evento para o calendário anual do coletivo, além de realizar outras edições na capital baiana.“Nós estamos muito felizes com essa parceria junto ao grupo Business Bahia, de poder idealizar e operacionalizar um evento como o Summit de Negócios Made in Bahia, trazendo um evento calendário pro grupo com esta magnitude. A gente tem em torno de 45 estandes já confirmados e garantidos com a gente, além de mais de 50 marcas apoiando esse projeto. Ano que vem a gente já tem algumas confirmações, de patrocínio, de estandes, se confirmando pra 2025. Fora também a gente vai ter algumas outras edições. Essa primeira será em Lauro de Freitas, mas a gente já está idealizando edições em Salvador também”, ressalta a diretora de marketing.Além de mirar o Summit de Negócios nos principais eventos do estado, Carlos Falcão também pretende levar o Selo para outras regiões fora do eixo metropolitano.“Nós pretendemos também, de uma forma muito objetiva, levar o selo para outras regiões. Nós estamos ainda muito concentrados na região metropolitana, mas queremos trazer o agronegócio e o setor de mineração para dentro do Made in Bahia. Em 2025, vamos lançar os embaixadores da campanha, que serão empresários que irão levar essa ideia, esse conceito de valorização dos produtos e serviços baianos para outras regiões”, completa o empresário.
Carlos Falcão, fundador do grupo Business Bahia
| Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE
Confira alguns nomes confirmados no Summit Made in Bahia: André Juazeiro – Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da BahiaJanete Vaz – Cofundadora e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo SabinThiago Andrade – Presidente e diretor Comercial da PetrobahiaMarcelo Moreira – Diretor-presidente da CODEVASFPriscila Wiederkehr – CEO do grupo VITALMEDPaulo Cavalcanti – Presidente da Ass. Com. da BahiaDemir Lourenço – Diretor Executivo do Tecon Salvador e dos Centros Logísticos, unidades de negócios da Wilson SonsMila Paes – Secretária Municipal de Salvador de Desenvolvimento Econômico, Emprego e RendaCarlos Falcão – Fundador do Grupo Business BahiaMonique Leão – Fundadora e CEO da agência de comunicação Texto & CiaCarlos Passos – Presidente da FiebJosé Henrique Salvador – CEO Mater DeiMárcia Esteves – Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP)Mauricio Bacelar – Secretário de Turismo da BahiaWaldeck Ornelas – Jurista, urbanista, autor. Ex-secretário, deputado, senador e ministroLuiz Gavazza – Presidente da BahiagásEduardo Munhoz – CEO da Bravo Motor Company Brasil & CaliforniaEconomia localCarlos Falcão destacou que a economia baiana vive um momento de desafio, com uma queda de participação em todo o nordeste.“Nós entendemos que precisamos avançar mais. O estado da Bahia ainda é a maior economia do nordeste, mas de certa forma estamos perdendo, nos últimos 40 anos, a nossa participação relativa. Em 1985, nós representávamos, aproximadamente, 40% da economia do nordeste. Hoje representamos em torno de 28%”, explica Falcão.Para o empresário, mesmo com os novos anúncios de grandes investimos no estado, é necessári um maior investimento na educação para a Bahia avançar.”Temos sim pontos de excelência principalmente na energia renovável, onde a Bahia vem dando show, tanto na parte de eólica quanto na parte de fotovoltaica. Temos a BYD chegando, que será uma grande conquista pra Bahia. Temos também anúncios recentes da Bravo Moto Company, que pretende investir 25 bilhões em nosso estado. Nós temos pontos sim a comemorar, mas continuamos sendo um estado pobre, de baixa renda per capita e com educação limitada. Então, enquanto não houver um investimento maciço em educação, enquanto a gente não conseguir melhorar os nossos níveis de IDH nós teremos muita dificuldade para avançar mais”, completa.