Cervejaria faz campanha para manter vivo “choro” potiguar

O chorinho é um gênero instrumental da música brasileira conhecido por seus músicos, compositores e instrumentistas serem chamados de “chorões”.  Em Natal, a Cervejaria Resistência abriu uma campanha para manter de pé esse gênero clássico que parece estar se perdendo com o passar dos anos. 

Através da campanha “Salve o choro! Não deixe o choro morrer ” a cervejaria, localizada em Ponta Negra, abriu o Fundo Permanente de Apoio ao Choro da Resistência, com o objetivo de adquirir recursos para manter a tradição que há décadas dura no Brasil.

Anderson Barra, proprietário da Cervejaria, explica que é um amante do chorinho e que sempre dedica uma semana para o Choro no estabelecimento. Embora dedique esse espaço, o cervejeiro começou a perceber que a cada dia o gênero musical foi perdendo força na própria cidade e em eventos culturais. A Agência Saiba Mais, Barra destacou:

“Eu percebo, a gente percebe aqui, que a cada dia ele vai perdendo os espaços, outros rítmos vem tomando espaço nos lugares, nas casas de show, nos bares, e ele vai cada vez mais se diluindo. Então, isso nos preocupa muito. A gente vem percebendo que o público vai diminuindo cada vez mais e que o público tem sido cada vez mais velhas. E a gente acha isso bem interessante, só que a gente queria também, para perpetuar o estilo, que pessoas mais novas se interessassem. E para isso a gente precisa fazer um movimento.”

É daí que surge o movimento “Salve o Chorinho”, que consiste na arrecadação de recursos para custear os músicos que fazem o evento. A arrecadação consiste na doação de qualquer valor ou em quantias mensais de 10 reais na chave pix: apoieresistê[email protected].

“A gente está, inclusive, preparando um projeto de lei para sugerir para algum parlamentar no sentido de criar o Dia do Choro. A gente está pesquisando a vida de uma pessoa para dar nome à lei. Tudo para estimular, cada vez mais, e os mais jovens também, os músicos mais jovens, o público mais jovem a ter acesso, a conhecer, a valorizar esse estilo.”, ressalta. 

Chorinho

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero instrumental da música popular brasileira cuja origem remonta ao final do século XIX na cidade do Rio de Janeiro. O choro “clássico” possui 3 partes, organizada em forma de rondó, geralmente seguindo o padrão de repetições. O gênero tem esse nome por seus acordes lamentosos, mesmo sendo um ritmo eufórico e é daí que se dá a originalidade do Choro.

“É importante ressaltar que Natal e o Rio Grande do Norte, também tem tradição entre grandes músicos do choro, como o próprio Carlos Zens, que é uma referência nacional.”

Para inaugurar a campanha, a Cervejaria Resistência vai realizar um evento de Chorinho no próximo sábado (10) a partir das 15 horas da tarde. 

The post Cervejaria faz campanha para manter vivo “choro” potiguar appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.