Ponta Negra: Prefeitura quer fazer engorda em época de reprodução de tartarugas

Com a obra da engorda de Ponta Negra podendo ser realizada somente até o fim de outubro de 2024, segundo a Licença de Instalação e Operação (LIO), emitida em 23 de julho pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Prefeitura de Natal informou que irá pedir o aumento do prazo até o final de novembro, período reprodutivo de tartarugas marinha na praia. 

A informação foi confirmada pelo titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, em entrevista concedida à rádio 98 FM no último dia (2). De acordo com o titular, o pedido será feito para que a conclusão da obra seja feita fora da “janela ambiental”, caso contrário, a obra pode não ser concluída a tempo, já que a pasta estima 90 dias para conclusão do serviço. 

A janela ambiental é uma das 83 condicionantes do documento emitido pelo Idema. Confira os outros pontos aqui.

De acordo com Thiago Mesquita, se o prazo não for esticado, não haverá condições de a obra ser concluída em 2024. 

“A minha preocupação era que 1º de agosto era uma data limite para o início da obra. A gente se manifestou em tom mais contundente porque a obra prevê aproximadamente 90 dias de execução. Para garantir a janela ambiental, a obra precisa começar dia 1º de agosto. Eu entendo que o Idema será flexível com a janela ambiental, com as justificativas do Município, e irá estender para meados de novembro, final de novembro. Eu acredito que isso possa acontecer. Vamos fundamentar esse pedido que não restem preocupações em relação à execução de 100% da obra em 2024”, disse em entrevista.

Assista:

RN como maior berçário de tartarugas do Atlântico Sul 

Uma das condicionantes do Idema para a realização da obra da engorda é o prazo não podendo ser realizado de novembro a julho, para preservar o processo de reprodução das tartarugas marinhas na praia. A medida, serve como proteção ambiental para os animais que têm o litoral potiguar como meio de reprodução.

O litoral, inclusive, possui algumas espécies ameaçadas de extinção, como é o caso da tartaruga de pente, que era caçada para fabricação de pentes de cabelo. O biólogo Lucas Pinheiro, coordenador do projeto “Tartarugas ao Mar” da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque (APC) explica que o RN é o maior berçário da espécie no Atlântico Sul. 

“É uma espécie que está prestes a sumir, por isso é importante esse trabalho de monitoramento dos ninhos e também de conscientização das pessoas para a importância de proteger as tartarugas marinhas”, diz.

Outro caso de proteção aconteceu no último dia 10 de junho, quando municipio de Senador Georgino Avelino, a 43 km da capital potiguar, proibiu o tráfego de veículos na Praia de Malembá para proteger e preservar o processo reprodutivo e desova de tartarugas de pente na região. 

O município, na realidade, cumpriu uma recomendação do Ministério Público Federal  proibindo todos os tipos de veículos, incluindo quadriciclos e motocicletas. Na ocasião, o tráfego de pessoas e veículos no local, especialmente off-road e 4X4, foi avaliado como prejudicial pela proteção ambiental, pois causava alterações e potenciais interrupções no processo reprodutivo e de desova de tartarugas marinhas. 

Entenda a situação da engorda: 
Pescadores protestam e Idema manda recado sobre engorda de Ponta Negra
Idema emite licença para obra de engorda da Praia de Ponta Negra
MPF recomenda que Idema não emita licença para engorda de Ponta Negra
Ponta Negra: Justiça manda Idema explicar porque licença não foi liberada

Engorda de Ponta Negra: 300 pescadores ficarão sem pescar durante a obra
Ponta Negra: para secretário, ouvir pescadores sobre obra é perda de tempo
Prefeitura do Natal não respondeu 8 dos 17 pontos para engorda de Ponta Negra
Ponta Negra: Prefeitura leva 1 ano para entregar documentos e quer resposta em dias
Mesmo sem licença, draga para engorda da Praia de Ponta Negra chega a Natal
Prefeitura de Natal tem 30 dias para responder 40 questões feitas pelo Idema para licenciar engorda de Ponta Negra
Prefeitura de Natal confirma entrega de respostas sobre engorda de Ponta Negra
Cargo comissionado da Prefeitura do Natal tentou derrubar portão do Idema

Draga da engorda de Ponta Negra custou R$ 6,5 milhões sem operar
Prefeitura de Natal politiza engorda de Ponta Negra e invade Idema
Idema rechaça “pressões políticas” por engorda de Ponta Negra
Mesmo sem licença, draga para engorda da Praia de Ponta Negra chega a Natal
Ponta Negra: Prefeitura diz que draga foi enviada à revelia por empresa

The post Ponta Negra: Prefeitura quer fazer engorda em época de reprodução de tartarugas appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.