As campanhas para as eleições municipais de 2024 estão a pleno vapor. Com elas, o aquecimento do setor gráfico do Rio Grande do Norte, beneficiado pelo aumento na demanda por materiais impressos, como santinhos, folders e banners, típicos desse período eleitoral. O Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (Singraf-RN) comemora os números positivos, com um aumento de até 100% na produção em comparação com meses regulares, consolidando a força desse segmento durante as eleições.
Desde o início do ano, gráficas em todo o estado já observaram um incremento nas vendas, impulsionado pela preparação das campanhas políticas. O presidente do Singraf-RN e vice-presidente da Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (Andigraf), Pedro Fausto de Oliveira, destaca que algumas empresas do setor dobraram sua capacidade produtiva para atender à procura.

“De janeiro a agosto, quando se inicia a campanha, tem gráfica que trabalhava com 100 pedidos mensais, e isso duplica, passando para 200 por mês,” afirma Pedro Fausto. Essa intensificação da produção está diretamente relacionada ao número de candidaturas e ao aumento de eleitores em 2024, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um crescimento de 5% no número de votantes em relação a 2020, tornando esta a maior eleição municipal da história do Brasil.
Com a expansão da produção, muitas gráficas precisaram ampliar suas equipes. Pedro Fausto compartilha o exemplo de sua própria gráfica, a Lucgraf, que passou de 14 para 20 funcionários, com a contratação de temporários. “Em muitas gráficas, o crescimento chega a 100% nesse período eleitoral, o que é ótimo para o setor e para a economia local.”

Essa realidade reflete um movimento de crescimento no setor gráfico. Mesmo em um contexto de forte presença das campanhas digitais, ainda existe grande demanda por materiais impressos, o que demonstra que eles continuam essenciais para a divulgação de candidatos.
Apesar da predominância dos tradicionais santinhos, folders e adesivos perfurados para carros, a campanha eleitoral de 2024 trouxe algumas inovações no material gráfico. Um dos principais destaques é o aumento no uso de bandeiras, denominadas como fly banners. Também conhecidas como wind banner, são feitas de tecido de poliéster, preso a uma haste e apoiado em uma base que pode ser fixada em diversas superfícies, como o solo, paredes, grades ou alambrados.
“Quem anda por Natal percebe que a cidade está enfeitada com essas bandeiras, que são a novidade deste ano,“ comenta Pedro Fausto.
Embora muitos candidatos adotem a pauta da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados ainda é tímido nas campanhas. Segundo Fausto, “os tradicionais panfletos e santinhos ainda dominam. Mesmo com a sustentabilidade sendo um tema em alta, poucos optaram por materiais recicláveis.”
A comunicação digital vem ganhando cada vez mais espaço nas campanhas eleitorais, e essa tendência já influencia o mercado gráfico. Mesmo assim, a demanda por impressos se mantém forte. Fausto destaca que a pandemia reduziu a quantidade de impressos em 2022, mas, neste ano, os números se recuperaram significativamente, especialmente em materiais de comunicação visual e adesivos. “Houve um aumento tanto nos impressos tradicionais, quanto nos de comunicação visual.” afirma o empresário.
O Singraf-RN representa 36 gráficas no estado, com atuação predominante em Natal, Grande Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos. O presidente aponta que o mercado gráfico continua otimista em relação ao futuro do setor, sobretudo com o impacto positivo das eleições municipais. A previsão é que o aumento da demanda se mantenha até o término do pleito, o que consolida o papel das gráficas na engrenagem eleitoral e na economia local.
“As eleições sempre foram um período de grande movimentação para o setor gráfico, e 2024 está sendo particularmente positivo. Isso reflete na economia como um todo, gerando empregos temporários e aquecendo o mercado,” conclui Pedro Fausto.
The post Setor gráfico do RN registra crescimento recorde nas eleições de 2024 appeared first on Saiba Mais.