A capital baiana recebe, nos dias 26 e 27 de maio, a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontece das 8h às 18h, no Hotel Quality, no bairro do Stiep, e tem como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. A conferência reúne representantes da sociedade civil, poder público e movimentos sociais, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à equidade racial.
A abertura da conferência, marcada para a manhã desta segunda-feira (26), contará com a palestra magna da intelectual e ativista Carla Akotirene, referência nacional nos debates sobre feminismo negro, racismo estrutural, interseccionalidade e justiça de gênero.
Com trajetória marcada pelo ativismo e pela produção acadêmica crítica, Akotirene é doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Políticas de Raça e Gênero. Autora de obras importantes como Interseccionalidade (2019), Ó pa í, Prezada (2020) e “É fragrante fojado dôtor vossa excelência” (2024), ela é reconhecida por articular teoria e prática em defesa das populações negras, indígenas e periféricas.
Na palestra de abertura, Akotirene abordará temas fundamentais para a promoção da igualdade racial no país, como reparação histórica, a importância da coleta do quesito raça/cor nas políticas públicas, a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial, além da transversalidade e intersetorialidade nas ações governamentais.
A pesquisadora também irá refletir sobre o marco da Conferência Mundial contra o Racismo, realizada em Durban (África do Sul), em 2001, e os desafios enfrentados pelo movimento negro brasileiro no período pós-Durban.
“Sempre estive nas conferências como delegada e agora fui convidada para fazer a conferência de abertura. Isso é muito bonito. Estou entusiasmada para dialogar com gestores públicos e movimentos sociais sobre políticas públicas”, afirma Akotirene.
Com uma trajetória que inclui atuação como conselheira municipal de Educação no Conselho da Comunidade Negra, além de passagens pela Secretaria Municipal da Reparação, pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) e pelo Programa Juventude Viva da esfera federal, Carla traz para o evento uma bagagem rica de experiências e militância.
A IV Conferência é promovida pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (CMCN) em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), e se propõe como um espaço de escuta, construção coletiva e formulação de propostas em prol da justiça e reparação para os povos negros, indígenas e quilombolas de Salvador.
O post Carla Akotirene abre Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Salvador apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.