Mães do bairro de Mãe Luiza, em Natal, estão à frente da organização da 1ª Caminhada da Rede de Apoio Mãe Luiza Atípica (RAMLA), que será realizada neste sábado (24), às 16h, na Praça de Eventos de Mãe Luiza. O movimento reivindica uma inclusão efetiva e pelo cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente nas áreas da educação e saúde.
Desde 2023, a RAMLA vem se consolidando como um espaço de acolhimento, formação e fortalecimento entre mães de crianças com deficiência. Com encontros semanais, o grupo promove palestras com especialistas, rodas de conversa com psicóloga, e atividades lúdicas e artesanais, fortalecendo vínculos e compartilhando experiências.
A mobilização é motivada pelas inúmeras dificuldades enfrentadas por essas famílias para garantir o básico.
“Queremos dar visibilidade à causa. Há muitos problemas que enfrentamos e que a população precisa conhecer”, afirma Rossana Kelly, mãe atípica.
Ela diz que há uma falta de políticas públicas efetivas.
“Porque elas existem no papel, mas na prática, a gente não tem essa facilidade de conseguir, de ter acesso”, diz.
Na área da saúde, diz Rossana, há mães com encaminhamentos para regulação da unidade de saúde que remontam até 2018, e que estão sem resposta.
“Meu filho está aguardando atendimento com neurologista desde 2018 e até hoje não tive retorno. Assim como ele, há muitas crianças sem diagnóstico e, sem laudo, não têm acesso a terapias essenciais. Isso impacta diretamente em nossas vidas.”
As mães também reivindicam a oferta de terapia pelo SUS.
“Não tem, e isso impacta diretamente na qualidade de vida dos nossos filhos e na nossa, como mãe.”
Já na educação, problemas como falta de professores auxiliares, de estagiários e do Acompanhamento Educacional Especializado (AEE).
“No CMEI Galdina Barbosa Silveira Guimarães, por exemplo, há crianças sem estagiários para acompanhamento pedagógico. Muitas mães só conseguem apoio após recorrer à Defensoria Pública. A maternidade já é desafiadora. A maternidade atípica, sem suporte, se torna ainda mais difícil”, denuncia Rossana.
Serviço:
1ª Caminhada da Rede de Apoio Mãe Luiza Atípica (RAMLA)
Local: Praça de Eventos de Mãe Luiza – Rua João XXIII, Natal (RN)
Data: Sábado, 24 de maio de 2025
Hora: 16h
The post Mães atípicas de Mãe Luiza fazem caminhada pela inclusão appeared first on Saiba Mais.