Uma manifestação com aula pública promovida por centenas de professores da rede pública municipal de ensino aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) na Avenida 3, ao lado do Paço Municipal. Trata-se de um movimento convocado no último fim de semana diante do agravamento das críticas e reclamações dos servidores do município no setor da Educação. O protesto deve seguir na tarde desta sexta-feira.
Dezenas de diretorias das unidades escolares da cidade emitiram juntas, dias atrás, uma carta se queixando da precariedade em várias frentes, como na falta de insumos básicos, como por exemplo, papel higiênico para as crianças. Ao longo dos últimos dias, novas cartas foram emitidas pelas escolas para a comunidade escolar alertando aos pais dos alunos sobre os problemas enfrentados e pedindo a colaboração dos mesmos para doações.
A crise na área se agravou no último fim de semana quando os professores descobriram que o Plano de Carreiras da categoria havia sido alterado sem qualquer aviso ou discussão prévia. Reportagem da coluna @faroljc revelou a alteração através da lei que promoveu a Reforma Administrativa com a criação de quase 600 cargos comissionados e funções de confiança para a Prefeitura.
Após a grande pressão que ocorreu ao longo desta semana, na quarta-feira (22), o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) recuou e vetou a mudança. A Câmara Municipal discute atualmente se instaura ou não uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Secretaria Municipal de Educação diante da situação envolvendo as irregularidades nas escolas.
Leia a notícia Centenas de professores protestam por melhorias na educação em Rio Claro em Jornal Cidade RC.