Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Civil do Pará deflagrou a operação “Muralha Estadual”, que mobilizou cerca de mil agentes em todo o Estado. A ofensiva teve como foco o combate a crimes como estupro de vulnerável, homicídio, organização criminosa, lavagem de dinheiro e violência doméstica.
Além de Marabá, as ações ocorreram em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Jacundá, Nova Ipixuna, Piçarra, São Domingos do Araguaia, Abel Figueiredo, São João do Araguaia e São Geraldo do Araguaia, além de diligências relacionadas a processos oriundos de Açailândia (MA) e Belém. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão, 19 de busca e uma prisão em flagrante só na 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), que tem Marabá como sede.

Em solo marabaense, a operação chegou até Ivanaldo do Nascimento Filho e Márcio Gomes da Silva, ambos já custodiados por outros crimes. Seus processos tramitam nas varas criminais de São Félix do Xingu e Marabá, respectivamente.
Já Luiz Carlos Pereira da Silva foi alvo de dois mandados: um de prisão preventiva por homicídio e outro por condenação definitiva por lesão corporal no contexto de violência doméstica. Entretanto, ele não foi localizado. A informação é que está foragido há dois anos.

A Polícia Civil cumpriu ainda mandados de busca e apreensão nos núcleos Morada Nova e São Félix. A ação teve como alvo Vinícius Pereira da Silva, investigado por estelionato e falsificação de documentos. Na ação, foram apreendidos bens e materiais que vão ajudar nas investigações.
Francisco Gonçalves da Silva Júnior, conhecido como “Pateta”, tinha contra si um mandado de prisão temporária, mas não foi localizado.
Outras quatro ações de busca e apreensão foram realizadas. Em uma delas, foram apreendidos cinco celulares e um notebook. O aparelho era produto de furto e foi devolvido à vítima. Em outra casa, dois celulares foram recolhidos. Em dois dos imóveis investigados, nada foi apreendido, e um outro mandado de busca não resultou na localização de materiais de interesse para a operação.
OUTROS MUNICÍPIOS
Em Parauapebas, três prisões foram realizadas: José Eronides Santos da Silva Sobrinho, condenado pelo crime de roubo, com mandado expedido pela 2ª Vara Criminal de Marabá; Jean Carlos Nunes Gomes foi preso preventivamente por descumprimento de medidas protetivas de urgência, após decisão da 2ª Vara Criminal de Parauapebas.

Já Wanderson Lopes Costa foi capturado na zona rural de Parauapebas. Ele estava foragido por lavagem de dinheiro, organização criminosa e furto qualificado, com mandado expedido pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Belém, no âmbito de investigação conjunta com a Polícia Federal e o Departamento de Polícia do Interior (DPI). Dayane Vieira da Silva, sua companheira, foi presa pelo crime de lavagem de dinheiro e furto.
Ainda no município, um adolescente foi investigado, mas os policiais não tiveram êxito na apreensão de objetos de interesse para a operação.
Em Canaã dos Carajás, foram realizadas as prisões preventivas de Francisco Soares da Silva, condenado por estupro; de Izaías Carlos Lopes Rodrigues, acusado de homicídio; Eliezer Pimentel Leal, também por estupro de vulnerável; e Ronaldo Correia Gomes, preso por porte ilegal de arma. Na mesma cidade, Edinaldo Moreira Ferreira foi preso por condenação transitada em julgado por roubo. Além deles, Cleilton Filomena da Silva foi preso preventivamente por estupro de vulnerável, crime praticado de forma contínua desde que a vítima tinha nove anos.

Já em Nova Ipixuna, João Paiva Nascimento foi preso em razão de um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Açailândia, no Maranhão. Ele foi localizado no município de Jacundá e conduzido sem apresentar resistência. Na mesma cidade, a equipe procurou Marcelo Marques da Cruz, que tinha mandado de prisão expedido pela Vara de Execução Penal de Marabá. Contudo, durante as diligências, os policiais confirmaram que o alvo havia cometido suicídio recentemente, o que resultou na extinção da punibilidade.
No município de Piçarra, Josimar Jesus da Conceição foi preso preventivamente, conforme decisão da Vara Única de São Geraldo do Araguaia, e em São Domingos do Araguaia, Liedson Pereira Lima teve prisão preventiva cumprida por crime de estupro de vulnerável, expedida pela comarca local.
Em Abel Figueiredo, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra Vagno de Souza Maia, a Polícia Civil encontrou uma espingarda artesanal de fabricação caseira, do tipo “por fora”. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Por fim, em São João do Araguaia, foi cumprido mandado de busca e apreensão domiciliar no âmbito de investigação por estupro de vulnerável. Na diligência, foram arrecadados elementos de prova relevantes para o inquérito. Houve ainda a tentativa de cumprimento do mandado de prisão preventiva contra Francisco Sobreira de Souza, sem êxito.

SAIBA MAIS
A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a operação “Muralha Estadual”, para dar cumprimento a 300 mandados judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, em todo território estadual.
Até o momento, foram cumpridos 137 mandados de prisão, 113 mandados de busca e apreensão e várias prisões em flagrante que fazem referência à investigação de crimes variados.
Cerca de 1.000 policiais civis fazem parte da operação que acontece através das Diretorias de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia do Interior (DPI), de Polícia Especializada (DPE), de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
(Luciana Araújo, com informações de Evangelista Rocha, Polícia Civil e Agência Pará)
O post Operação Muralha cumpre mandados em Marabá e mais 10 cidades do Pará apareceu primeiro em Correio de Carajás.