É #FAKE vídeo em que Maduro renuncia à presidência da Venezuela; conteúdo foi produzido com inteligência artificial


Registro manipulou trecho de entrevista real com presidente venezuelano. Na gravação original, de abril de 2024, ele enviou mensagem a Joe Biden. É #FAKE vídeo em que Maduro diz que renuncia à presidência da Venezuela
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciando que renunciou ao cargo e que entregará o poder ao opositor Edmundo González, que está exilado na Espanha desde setembro de 2024. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo manipulado?
Ele começa com um trecho de uma entrevista de Maduro, na qual ele teria dito: “Decidi entregar o poder a Edmundo González neste 29 de maio, pela paz e tranquilidade dos venezuelanos. Renuncio ao poder”. Depois, enquanto fotos dos dois políticos são exibidas, a narração afirma que a decisão repercutiu ao redor do mundo.
O conteúdo enganoso foi compartilhado no Facebook de 12 de maio de 2025 e já alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações. Na seção de comentários, usuários questionaram se o conteúdo era verdadeiro.
⚠️ Por que o vídeo é falso?
O conteúdo viral foi criado com inteligência artificial (IA). As imagens resultam da manipulação de um trecho (real) de dez segundos do programa de TV “Con Maduro+”, exibido em 15 de abril de 2024. Já o áudio foi inteiramente criado com essa técnica. O registro falso tem claros sinais de manipulação: em determinado momento, o líder venezuelano aparece com apenas quatro dedos (veja comparação abaixo).
Comparação entre vídeo original (à esquerda) com falso (à direita), que mostra Maduro sem o dedo indicador, sinal de manipulação de imagem.
Reprodução
O Fato ou Fake fez a transcrição completa da fala de Maduro no programa de TV verdadeiro: em nenhum momento, ele falou em renúncia. Na verdade, naquele trecho específico há uma mensagem, em inglês e espanhol, direcionada a Joe Biden, então presidente dos Estados Unidos (leia mais abaixo).
Além disso, o Fato ou Fake extraiu o áudio do conteúdo viral e submeteu à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por IA. Resultado da verificação: em uma escala de 0 a 100 de “nível de autenticidade”, o áudio obteve 32 de pontuação. Significa que ele “provavelmente é um deepfake” (artificial).
O Hive Moderation, que também detecta IA, apontou que a narração do vídeo fake tem 94% de chances de ter sido gerada com esse mesmo recurso.
📌 O que Maduro disse no vídeo real?
Para encontrar o registro que serviu de base para o vídeo mentiroso, o Fato ou Fake segmentou o vídeo em vários frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca com uma dessas “fotos” no Google Lens. A pesquisa indicou correspondências com vídeos divulgados por veículos de imprensa que noticiaram, na época, o momento em que Maduro se dirigiu a Biden:
“Nunca fecharei a porta do diálogo com ninguém. Digo aos negociadores que digam ao presidente Biden a seguinte mensagem: ‘If you want, I want. If you don’t want, I don’t want’. Em caraquenho [relativo à Caracas, capital da Venezuela]: ‘Se você quer, eu quero. Se você não quer, não quero’. Ponto final”.
O recado foi dado dois dias antes de os Estados Unidos anunciarem o retorno das sanções ao petróleo, gás e ouro venezuelanos, que haviam sido suspensas seis meses antes, em um acordo que exigia a habilitação de todos os opositores de Maduro para as eleições de 2024.
O governo Biden retomou as restrições por entender que a Venezuela tinha impedido a candidatura de María Corina Machado, líder da oposição.
É #FAKE vídeo em que Maduro diz que renuncia à presidência da Venezuela
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.