Omoda prepara artilharia pesada para o Brasil

Modelo 5 começa elétrico no mercado brasileiro, mas a versão híbrida HEV já está encomendada pela marca

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Divulgação / Omoda

A Omoda & Jaecoo não está chegando para ser apenas mais uma marca chinesa a investir em nosso mercado. Ela tem pretensões de ser protagonista em terras brasileiras.Essa análise foi baseada nas informações passadas no pré-lançamento dos dois primeiros modelos da marca a serem vendidos no Brasil, quando os números de investimento, lojas e lançamentos impressionaram logo de cara.Após presenciar o que o futuro aponta para as duas marcas no Shanghai Auto Show, constatamos que nossa impressão inicial estava correta e que a ambição do Grupo Chery, dona da Omoda & Jaecoo, não estava superdimensionada.Os dois primeiros carros lançados, o Omoda E5 e o Jaecoo 7, apontavam para uma força maior em nosso mercado para os modelos da Jaecoo, que busca um perfil mais aventureiro e requintado. Mas, após conhecer e testar os próximos modelos da Omoda a serem lançados aqui, podemos dizer que essa balança será mais equilibrada.O público-alvo dos dois não é, necessariamente, o mesmo. O Omoda mira o consumidor um pouco mais jovem e “antenado”, que não abre mão de um design moderno e tecnologia a bordo.O Omoda E5 é um SUV de porte compacto, 100% elétrico e que está sendo vendido por R$ 209 mil. O próximo a chegar será o “irmão” híbrido dele, o Omoda 5.Com motor 1.5 turbo associado a um gerador elétrico que, juntos, entregam 204 cv de potência, o Omoda 5 é um híbrido do tipo HEV, que não precisa de tomada para recarregar as baterias.Com o preço certo, poderá incomodar as outras marcas chinesas, como também a Toyota com o Corolla Cross Hybrid. Se o 100% elétrico custa R$ 209 mil, podemos supor que o HEV chegará abaixo dos R$ 200 mil ou até dos R$ 190 mil. Eu apostaria em R$ 189 mil na versão mais completa.Testamos o carro na cidade de Wuhu, onde fica a sede do Grupo Chery, e sentimos que o conjunto de 204 cv entrega bem mais do que estamos acostumados nos outros HEVs vendidos no mercado nacional. No teste de consumo, entre Xangai e Wuhu, o Omoda 5 fez 21 km/l na estrada, um ótimo número para um modelo HEV.Outro que testamos também nas estradas chinesas foi o Omoda 7, um SUV de porte médio e com eletrificação do tipo híbrida plug-in. Com 339 cv de potência e autonomia de até 95 km no modelo 100% elétrico, o Omoda 7 fez uma média de 25 km/l na estrada e impressionou pela performance e eficiência do conjunto híbrido.

Na cabine, destaque para a tela deslizante de 15,6 polegadas que pode ficar na posição central do console ou na frente do passageiro ao lado. Outra novidade é a aromatização feita pelo sistema de ar-condicionado, podendo escolher entre três fragrâncias de perfume e até a intensidade da aromatização.E tivemos ainda o pré-lançamento do Omoda 3. Um crossover compacto que vai inaugurar o motor 1.0 turbo do Grupo Chery e será híbrido, mas só chegará por aqui no final de 2026, possivelmente já sendo montado no Brasil.

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