A Companhia Giradança, sediada em Natal, recebeu nesta terça-feira 20 a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta honraria pública concedida pelo Estado brasileiro na área da cultura. A cerimônia foi realizada no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A condecoração reconhece a relevante contribuição da companhia para a cultura nacional por meio de uma dança contemporânea inclusiva, que há 20 anos desafia padrões estéticos e amplia o olhar sobre o corpo na cena artística. Fundada em 2005, a Giradança tem se destacado por coreografias que unem artistas com e sem deficiência, promovendo a diversidade e a inovação no campo da dança.
O grupo foi representado durante o evento por Celso Filio, produtor e diretor da companhia. Para ele, a homenagem marca um momento singular, alinhado ao marco de duas décadas de existência da Gira. “Esse reconhecimento juntamente com a comemoração dos vinte anos de surgimento do grupo, nos faz refletir sobre toda essa trajetória na dança natalense e brasileira, o mérito é importante, mas poder persistir em criação, difusão e fruição da dança contemporânea para e com pessoas com deficiência segue sendo nosso norte de continuidade”, aponta.
Retomada este ano, a premiação estava suspensa desde 2019. A escolha dos homenageados deste ano celebra a diversidade cultural brasileira, contemplando artistas, mestres da cultura popular e instituições de todas as regiões do país. Entre os agraciados, estão nomes como a atriz Fernanda Torres, a cantora Maria Rita, o tradicional Festival de Parintins (AM) e o Grupo Corpo (MG). Ao todo, foram condecoradas 112 pessoas e 14 instituições.
Ordem do Mérito Cultural
A OMC foi instituída pela Lei n.º 8.313, de 1991 e a primeira entrega foi realizada em 1995, sendo suspensa a partir de 2019. Tem por finalidade condecorar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que tenham se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira.
Companhia Giradança
A Companhia Giradança foi fundada em Natal em 2005. Desde o início, destaca-se por sua capacidade de criar coreografias inovadoras que exploram as relações entre corpos com e sem deficiência. Ao longo de quase duas décadas de trabalho, a companhia tem se apresentado em todo o Brasil, desafiando preconceitos e ultrapassando limites estabelecidos na dança contemporânea, conquistando vários prêmios com mais de 14 espetáculos no repertório, com apresentações em 15 estados brasileiros e 5 países.