Potiguar usa IA para recriar momentos históricos do RN

Imagine uma Ribeira da década de 1940, quando o bairro concentrava o movimento comercial e o interesse político da cidade, num estilo de vida que passava mais lentamente e cujo barulho do transporte ficava por conta dos bondes de ferro.

Mais do que imaginar, Victor Guedes, designer gráfico, decidiu transformar essas lembranças em vídeos através do restauro e animação de fotografias antigas com o uso de Inteligência Artificial (IA).

Tudo começou porque tenho interesse por história, mas não sou historiador! E vi que usavam a Inteligência Artificial para brincadeiras e coisas vazias, então pensei em fazer algo com mais conteúdo”, conta.

Cada animação leva, em média, uma semana para ser feita já que além de encontrar as fotos, o designer também faz uma extensa pesquisa sobre o assunto, o que inclui até a trilha sonora utilizada na animação.

Cada designer desenvolve uma técnica. Eu pesquiso o tema, fotos reais, depois não é só aplicar a IA, precisa restaurar as fotos no Photoshop e colorir. Quando alguma parte não é restaurada, levo para a IA me baseando em outras fotos da época, depois levo para outra IA para fazer a animação, refino os prompts, em alguns casos faço a narração só no início e pesquiso a trilha daquele período, porque a trilha sonora tem que acompanhar o período que está sendo retratado, e edito no première”, revela Victor Guedes.

O resultado pode ser acompanhado no perfil @rn.nahistoria, criado apenas em abril, mas que já conta com histórias sobre a Ribeira sob diferentes perspectivas, como a vista do Grande Hotel e do início do século XX, sobre a Rampa e o Rio Potengi, o Hotel Reis Magos, a praia de Ponta Negra e a Ponte de Igapó.

“Sou apaixonado por história, especificamente pela década de 1940. Costumo ir ao Museu da Rampa e ao de Parnamirim. Ficava vendo fotos e vislumbrando como teria sido aquela época. O primeiro foi a construção de Parnamirim Field, mas quero abranger todo o Rio Grande do Norte, que é repleto de histórias muito boas, começou a expandir a área de interesse, já reservei o nome @brnahistoria. Num futuro próximo, quero criar sobre a história do Brasil. Não é só achar fotos, precisa ler, entender os fatos, não usar fotos que não são do período, mas é muito gostoso de se fazer porque eu amo”, confessa Victor, que é formado como designer gráfico há 14 anos e começou a utilizar a IA no trabalho.

The post Potiguar usa IA para recriar momentos históricos do RN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.