Um evento alusivo ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizado em Paranaguá na manhã de segunda-feira, 19. Diversos órgãos que atuam na área no município participaram do Simpósio “Somos todos Rede de Proteção”, no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A assistente social e presidente da Comev (Comissão Municipal de Enfrentamento às Violências), Janaína de Farias Arantes Silva, disse que o evento propôs divulgar a atuação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Paranaguá.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“O evento foi alusivo ao dia 18 de maio. Como em Paranaguá existe uma Rede de Proteção instituída por um Decreto Municipal, e a Comev (Comissão Municipal de Enfrentamento às Violências), a qual eu sou presidente desde 2017, puxa essas reuniões de rede mensais, todo ano a gente faz esse evento do Maio Laranja, assim como o evento no Carnaval, sobre o Trabalho Infantil e várias campanhas no município”, explicou Janaína.
No Simpósio, diversas autoridades puderam falar sobre seu trabalho na Rede de Proteção. O objetivo é que toda a população saiba que o grupo existe, quem são os atores e como realizar as denúncias.

“Como agir quando souber que uma criança sofreu abuso sexual, por exemplo, para quem denunciar, como deve ser a resposta a uma criança que teve essa revelação espontânea. Queremos trazer para a população, especialmente no Bairro Porto Seguro, descentralizamos este ano, para conseguirmos atingir um novo público em relação a como prevenir as nossas crianças e adolescentes”, destacou Janaína.
Durante o evento, a juíza de Direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude, Daniana Schneider, palestrou aos convidados sobre a atuação do Poder Judiciário. A Escola Municipal Nascimento Júnior realizou a apresentação do Projeto OPPA – Orientação para Pais, Professores e Alunos.

Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Paranaguá
A Rede de Proteção é formada por representantes do Poder Público, da Iniciativa Privada, e da sociedade civil, como: Poder Judiciário; Poder Legislativo; Secretarias de Segurança, Saúde, Assistência Social, Educação e Esporte; Ministério Público; IML (Instituto Médico Legal); Polícias Militar e Civil; Hospital Regional do Litoral; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; e Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (NRE).
Também fazem parte a OAB/PR; Defensoria Pública; Entidade Privada; CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), INAT (Instituto Nacional do Trabalhador) e ACIAP (Associação Comercial, Indústria e Agricultura de Paranaguá).
Fotos: Divulgação/Rede de Proteção