INSS exigirá biometria para desbloqueio de novos empréstimos consignados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai passar a exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir da próxima sexta-feira, 23 de maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira 19 e amplia as medidas de segurança já adotadas anteriormente pelo órgão.

“Decido que, a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, afirma o documento oficial assinado pelo presidente do INSS.

A decisão complementa uma medida anterior, tomada em 8 de maio, que determinou o bloqueio de novos descontos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Na mesma ocasião, o uso da biometria já havia sido anunciado como requisito para a contratação de empréstimos, mas sem data definida.

Somente nesta segunda-feira 19 o presidente do INSS comunicou internamente a data de início da exigência da biometria e solicitou providências para ampliar o sistema de segurança no processo de concessão do crédito consignado.

Com informações da CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.