São João de Assú terá reforço de até 250 PMs e câmeras com reconhecimento facial

A Polícia Militar vai empregar entre 230 e 250 policiais por noite durante o São João de Assú, no interior do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo comandante do 10º Batalhão da PM, coronel Henrique, em entrevista à Rádio TV Princesa Assú.

De acordo com o coronel, além da segurança presencial, o evento terá reforço tecnológico. “Nós vamos ter câmaras de reconhecimento facial nas entradas, será ampliado o número de câmeras no entorno do evento e vamos ter uma central de comando e controle só para o evento.” Segundo ele, a medida permitirá acompanhar “tudo que está acontecendo no entorno e dentro do evento” em tempo real.

O plano de segurança inclui drones com transmissão ao vivo e reforço no policiamento nos bairros. “A nossa preocupação é manter o mesmo policiamento ordinário. Não há emprego do efetivo ordinário no evento”, disse. “Nós aumentamos o policiamento na periferia (…) colocamos mais duas viaturas para que elas possam circular. Porque as pessoas saem das suas casas para o evento e, quando voltarem, não encontrem sua casa violada.”

Além da PM, outras forças estarão presentes, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), duas patrulhas da Maria da Penha e o Batalhão de Policiamento Ambiental. “Além de conscientizando os participantes do evento, também atenderá ocorrências de Maria da Penha (…) estaremos também com uma guarnição para fiscalização de possíveis ilícitos de poluição sonora”, completou o comandante.

O oficial informou que haverá controle de horário e proibição de festas paralelas após o encerramento da programação oficial. “À medida que termine o evento oficial, nenhum outro evento secundário será permitido.” O uso de garrafas e copos de vidro também está vetado. “Mais uma vez ficou decidido, é uma tendência nacional, essa proibição do uso de recipientes de vidros (…) estaremos lá fiscalizando juntamente com as equipes da Prefeitura. Quem for reincidente (…) a gente vai apreender o material.”

Na noite desta sexta-feira 16, será realizado um simulado de ataque a banco como parte da capacitação do efetivo. A ação acontecerá em frente ao Banco do Brasil. “Nós iremos fazer um simulado. Quem coordena esse curso é o Tenente Coronel Valdez (…) e o Comando-Geral tem aproveitado e implementado em cada cidade que possa ser alvo desse tipo de crime, do novo cangaço”, explicou o coronel. “Então, não se assuste se ouvir tiros, se ouvir granadas, que vai ser um simulado.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.