A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal Samanda Alves anunciaram nesta sexta-feira 16 uma candidatura conjunta à presidência do diretório do PT no Rio Grande do Norte. A chapa anunciada tem como lema “Por um PT de coragem e esperança do interior à capital”.
Esta é a segunda candidatura à presidência do PT anunciada nesta semana. Na quarta-feira 14, a deputada estadual Divaneide Basílio também lançou seu nome.
Samanda compõe o Avante, corrente interna do PT que é também da governadora Fátima Bezerra e do deputado estadual Francisco do PT. Isolda Dantas é da Democracia Socialista, mesma corrente da vereadora Brisa Bracchi (Natal) e Plúvia Oliveira (Mossoró).
A eleição interna do PT, conhecida como Processo de Eleição Direta (PED), ocorrerá através de votação secreta, no dia 6 de julho de 2025, das 9h às 17h. Todos os filiados (até o dia 28 de fevereiro de 2025) podem ser candidatos e serem votados.
Biografias
Filiada desde 2003, Samanda é vice-presidente do PT Natal. Em 2022, disputou pela primeira vez um cargo eletivo e foi votada em todos os municípios do Estado, chegando à 1ª suplência de deputada federal do partido. Já Isolda é filiada ao PT desde os 16 anos. Foi a mulher mais votada na história da Assembleia Legislativa, com 57.046 votos. Nos últimos seis anos, atuou como presidenta do PT Mossoró. Também foi candidata a prefeita de Mossoró pelo PT (o que não ocorria há 16 anos).
“O PT é um partido vivo porque é feito de gente cheia de coragem e esperança de mudar a vida através da luta organizada do povo. Esse foi o PT que me forjou lutadora. Por isso, desde sempre nosso mandato é ponta firme com os PT dos municípios porque sabemos que são esses companheiros e companheiras, militantes aguerridos e teimosos na mudança de mundo, que fazem a estrela do nosso partido brilhar. É esse brilho que queremos espalhar por cada canto do RN”, afirmou Isolda.
Já Samanda argumenta: “Defender o PT exige coragem, ousadia, compromisso e dedicação militante. Nosso partido precisa de uma direção à altura dos desafios do nosso tempo, comprometida com a disputa de rumos da sociedade, com a reeleição de Lula e a eleição de Cadu Xavier, com a ampliação das nossas bancadas e com o fortalecimento do PT em cada município potiguar”.