Plano de Mobilidade previa quatro teleféricos em Salvador até 2025

O Plano de Mobilidade (Planmob) de Salvador, um documento oficial elaborado datado de 2018, prevê diversos investimentos que deveriam ser realizados pela prefeitura no setor de transporte do município. O projeto foi elaborado pela própria gestão municipal, na época comandada pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado dois dias depois pelo Poder Executivo.Dentre diversos projetos voltados para mobilidade, um deles chama a atenção: a ideia de construir pelo menos 13 teleféricos na cidade, facilitando o transporte de pessoas entre os muitos relevos de Salvador.

Plano de Mobilidade foi aprovado pela Câmara Municipal em 2018

|  Foto: Planmob Salvador

Quatro desses teleféricos seriam entregues, de acordo com o Planmob, até o ano de 2025: um ligando as comunidades do bairro de Brotas à estação de metrô da Bonocô; outro fazendo a ligação entre Sussuarana e a Avenida Gal Costa; um terceiro entre a Boa Vista de São Caetano e o Lobato; e um último, associando o Alto do Cabrito à localidade de União, no Subúrbio Ferroviário.A previsão do Planmob era que a prefeitura de Salvador investisse, na implantação de teleféricos até 2025, R$ 461,06 milhões, o que até o momento não ocorreu.Fora do planoSob o comando do prefeito Bruno Reis (União Brasil), a gestão municipal investe na elaboração do projeto de um teleférico entre Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário, e Campinas de Pirajá, nas proximidades da BR-324. O objetivo é ligar a população suburbana mais facilmente com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), desafogando a BA-528 (Estrada do Derba).Segundo o anteprojeto da prefeitura, o teleférico terá 4,3 km de extensão, quatro estações (Praia Grande, Mané Dendê, Pirajá e Campinas de Pirajá) e capacidade para transportar até 23 mil pessoas por dia. O cronograma prevê o início das obras no final de 2025, com entrega em 2028.

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A verba para a construção do novo modal de transporte da cidade virá do governo federal, com um financiamento de R$ 728 milhões, e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), através de um crédito de 125 milhões de dólares (R$ 710 milhões na cotação desta quinta-feira, 15).Esse projeto de teleférico tocado por Bruno Reis, porém, não está previsto no Planmob, que ainda não passou por revisão da Câmara Municipal nem da prefeitura de Salvador.Outros teleféricosAlém dos quatro teleféricos previstos para serem entregues até 2025, o Planmob também vislumbra a construção de outros nove equipamentos do mesmo tipo em Salvador. Esses bondinhos seriam instalados quase sempre pensando em ligar comunidades populares aos modais de transporte da cidade, como o metrô, o VLT e o BRT.Previstos para serem entregues pela prefeitura até 2032 estão seis teleféricos: IAPI-Retiro; Castelo Branco-Avenida 29 de Março; Plataforma-São Braz; Escada-Itacaranha; Centro; e Comércio-Largo do Cais do Ouro.

Traçados dos 13 teleféricos previstos para Salvador até 2049

|  Foto: Planmob Salvador

Há ainda aqueles teleféricos previstos para serem entregues até 2049: Iguatemi-Detran; Escada-Praia Grande; e Fazenda Coutos.No total, o Planmob previu, em 2018, um investimento de R$ 1,407 bilhão na construção desses 13 teleféricos. O valor, porém, soa defasado, considerando que os empréstimos obtidos por Bruno Reis apenas para o teleférico Campinas-Praia Grande superam R$ 1,4 bilhão.

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