Prefeitura identifica autor de vandalismo e pais são notificados para custear prejuízo

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Maceió (Semsc) concluiu nesta semana a apuração do caso de vandalismo ocorrido na Praça Almirante Custódio de Melo, no bairro do Prado. A ação foi registrada por câmeras de segurança no início de maio, quando um jovem foi flagrado colocando uma bomba dentro de uma das papeleiras públicas recém-instaladas, destruindo completamente o equipamento; assista ao vídeo abaixo:

A partir da identificação do autor, um menor de idade, a Semsc notificou os responsáveis legais, que prontamente compareceram à sede da secretaria. Por meio de um termo administrativo, a responsável pelo jovem se comprometeu a restituir o valor de R$ 800,00, referente aos danos causados à papeleira instalada na praça.

“Este tipo de atitude, além de gerar prejuízo aos cofres públicos, afeta diretamente a população, que deixa de contar com equipamentos importantes para a manutenção da limpeza urbana. A ação da Semsc mostra que a depredação não passará impune”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho.

O termo firmado tem natureza administrativa, com o objetivo de promover a reparação voluntária e célere do bem público, sem constituir confissão de culpa para fins cíveis ou criminais.

Somente neste ano, mais de 200 dispositivos foram instalados em vias, praças e calçadões da capital, de acordo com o Município. Destes, cerca de já 20 foram vandalizados, gerando um custo extra para a Prefeitura, visto que para recuperar uma lixeira, é gasto um valor em torno de R$ 850,00.

Ao presenciar qualquer ação de depredação, a população pode denunciar por meio dos canais disponíveis que são o número 153 da Guarda Municipal ou o 190 da Polícia Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.