Dhonatan da Silva Trompes, também conhecido como ‘Biel’, ‘Arcanjo’ e ‘Pitoco’, foi preso nesta segunda-feira (12), em Luís Domingues, no Maranhão, suspeito de envolvimento em dois assaltos a motoristas de aplicativo registrados em Marabá, no ano passado. Em um dos casos, vídeos do crime mostrando ameaças a uma das vítimas foram gravados e distribuídos nas redes sociais.
Contra ele, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão temporária em ação conjunta entre as equipes da Delegacia de Homicídios de Marabá e a Polícia Militar do Maranhão.
Conforme a investigação, os dois roubos dos quais Dhonatan participou ocorreram em 10 de junho de 2024. Na data, ele e outros dois indivíduos solicitaram corridas por um aplicativo de mobilidade urbana e, ao serem atendidos, anunciaram o roubo no embarque, rendendo os proprietários dos veículos.
Em um desses assaltos, com uma arma, os criminosos colocaram o motorista amarrado dentro do porta-malas enquanto conduziam o veículo. Um vídeo desse crime foi gravado no interior do veículo, mostrando que o trio está armado. Uma segunda gravação mostra um deles passando a arma para o outro, enquanto este abre o porta-malas e mira no motorista, que sai correndo do local.
PERIGOSO
A Polícia Civil informou que Dhonatan é uma das lideranças remanescentes do Comando Vermelho em Marabá. De acordo com o delegado Vinícius Cardoso das Neves, superintendente de Polícia Civil no Sudeste do Pará, o preso é considerado de alta periculosidade. “Ele é membro de organização criminosa e tinha a função de trazer armas de fogo do município de Belém para Marabá para serem utilizadas aqui no tráfico de drogas e em assaltos”, explica.

MAIS ENVOLVIDOS
Cardoso acrescenta que ainda no ano passado foi preso um adulto e apreendido um adolescente que estavam com Dhonatan nos crimes.
O adolescente segue no Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam) de Marabá por determinação da Vara da Infância e da Juventude. Já o adulto foi julgado pelos crimes cometidos contra os motoristas, sendo condenado a 18 anos de prisão. Atualmente, ele cumpre a pena no sistema prisional.
O próximo passo, finaliza o delegado, é recambiar Dhonatan para Marabá, onde também deverá ser julgado.
(Da Redação – com informações de Polícia Civil e de Evangelista Rocha)
O post Procurado por assaltar motoristas de aplicativo é preso apareceu primeiro em Correio de Carajás.