| Foto:
Kadidja Fernandes/AT
O diálogo com o governo federal para ampliar os mecanismos de defesa comercial contra a importação de aço chinês continuam sendo feitas pela ArcelorMittal Brasil e sua representante no mercado — o Instituto Aço Brasil.A busca é por renovar as tarifas impostas atualmente por um mecanismo adotado em junho de 2024, que vencem no final de maio. Porém, a alternativa não deve ser o único pleito.”Nós estamos discutindo com o governo alternativas a essa medida, porque, mesmo com a medida, a importação de aço continua crescendo no Brasil. Ela cresceu, na média, no período de 2020 a 2022, mais de 70%. O primeiro trimestre apresentou, em relação ao primeiro trimestre do ano passado, um crescimento de mais de 30%”, ressalta o novo presidente da empresa, Jorge Oliveira.A defesa comercial estabelece um regime de cota, utilizando a média da importação do período de 2020 a 2022, com um acréscimo de 30%. Ou seja, o produto que ultrapassa 30% está no regime de cota; já os que ficam abaixo de 30%, não ficam no regime.Leia mais: Jorge Oliveira, presidente da ArcelorMittal Brasil, visita a sede da Rede Tribuna”No regime de cota, hoje, tem 11 produtos de um pleito do setor de 18 produtos com o critério do 30%. Sete produtos ficaram fora do regime. Obviamente que se ele pudesse ser renovado com algumas melhorias, melhor ainda. Mas o diálogo com o governo continua para buscar alternativas mais eficazes”, afirma.A empresa é a maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, com capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro nas plantas industriais brasileiras.Os produtos atendem às indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos, entre outras. Ela ainda atua em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável e tecnologia da informação.Visita à redeO novo presidente da ArcelorMittal Brasil, Jorge Oliveira, visitou a Rede Tribuna de Comunicação na manhã desta segunda-feira (12), onde conversou sobre os projetos da empresa para o Espírito Santo e as mudanças no cenário internacional.Recebido pelo superintendente de Comunicação, Alexandre Gabriel, pela diretora comercial Lenise Loureiro, pelo diretor de Jornalismo Luciano Rangel e pela diretora da TV Tribuna/Band, Janine Jordain, Oliveira conheceu as redações e estúdios, além do portal Tribuna Online, onde gravou o videocast Histórias Empresariais, entrevistado pelo editor de Economia Rafael Guzzo.Oliveira ainda falou sobre os projetos educacionais promovidos e incentivados pela ArcelorMittal Brasil no Espírito Santo. Entre eles, a relação com o Sistema S — Sesi e Senai — e o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão à equipe Pocadores, que participam do projeto F1 in School, da Fórmula 1.A entrevista completa vai ao ar na página no Youtube do Tribuna Online e também com versão impressa no Jornal A Tribuna.