Cinco trechos de praias e rios na Região Metropolitana de Natal estão impróprios para o banho, de acordo com o Boletim de Balneabilidade nº 19/2025, divulgado nesta sexta-feira 9 pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
Os pontos reprovados nos testes e impróprio para banho são: foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pirangi (Ponte Nova) e Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), ambos em Parnamirim; Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal; e Praia de Pitangui (Avenida Pitangui), em Extremoz.
Segundo o Idema, o monitoramento é feito por meio do programa Água Azul, que realiza a análise da quantidade de coliformes termotolerantes nas amostras. O estudo segue as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), segundo o órgão.
De acordo com o boletim, locais considerados impróprios para o banho são aqueles que apresentam níveis elevados de coliformes fecais, o que representa risco à saúde dos banhistas.
O resultado é baseado em análises de cinco semanas consecutivas. Se duas ou mais dessas amostras tiverem acima de mil coliformes fecais por 100 ml de água, o ponto é classificado como impróprio.
A nota técnica acrescenta ainda que, se na análise mais recente for identificado um valor superior a 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água, o trecho também passa a ser considerado impróprio, mesmo que os demais resultados estejam dentro do limite.
Ainda conforme o documento, os demais pontos monitorados no litoral potiguar, entre os 33 analisados nesta semana, continuam próprios para o banho. As informações do boletim estão disponíveis no site institucional do Idema.