O Dia D de vacinação em Natal aconteceu neste sábado 10 e foi marcado pela intensificação da imunização contra a Influenza, além da atualização da caderneta vacinal. A cerimônia de abertura foi realizada no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, no bairro de Igapó, e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN).
“Hoje temos mais uma grande oportunidade de vacinar as nossas crianças e os outros grupos de risco, não só para a influenza, mas também de verificar a carteira vacinal da população e colocar em dia outras vacinas também”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho. Ele também agradeceu o apoio da diretora do CMEI e dos representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), além de mencionar o trabalho do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI) na organização do evento.
Em seu discurso, o secretário destacou a participação conjunta entre os três entes públicos. “Gostaria de dizer que é uma alegria enorme estar aqui nessa ação, pois o que de fato resolve e leva alento à população é o SUS fortalecido, então que essa seja uma das várias ações que vamos realizar juntos nessa caminhada.”
No CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti, durante a manhã, foram aplicadas 72 doses de vacinas, sendo 58 contra a Influenza e 14 referentes a outras vacinas do calendário básico. A programação contou com ações lúdicas, brincadeiras, apresentação musical e a presença do personagem Zé Gotinha.
A técnica de enfermagem Aldeci Silva levou a filha Adhyne, de 4 anos, para vacinar e também aproveitou para receber a dose da gripe. “Ela estuda na escola e hoje viemos colocar as vacinas em dia aqui. Eu aproveitei também e tomei a da gripe. Eu acho uma ação importante, conscientizando as pessoas que é uma proteção para as crianças e para a população também”, disse.
O operador de máquina Deivid Lima também compareceu ao CMEI com o filho Elias Escobar, aluno do Nível I. “É muito gratificante ver essa ação no espaço escolar. É importante para a gente, pais, nos sentirmos mais seguros com a circulação das crianças dentro das escolas”, afirmou.
Além das escolas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Natal funcionaram das 8h às 12h para atendimento ao público. Nos pontos extras localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, a vacinação contra a gripe e de outras vacinas do calendário segue disponível até as 20h.
A imunização contra a Influenza está disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, tendo passado a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Também podem se vacinar profissionais da saúde; puérperas; professores; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários e dos correios; funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens entre 12 e 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.