A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) informaram nesta quarta-feira 11 que o conserto da parede do Canal do Pataxó está em andamento. A recuperação inclui a aplicação de concreto, que precisa solidificar antes que a água possa novamente fluir pelo canal. A previsão é que a água comece a circular pelo Canal a partir do final do dia de quinta-feira 12, com a retomada gradual do abastecimento.
Durante o período de interrupção, que foi necessária devido a uma emergência, a recomendação é que a população economize água. As cidades afetadas pela suspensão no abastecimento incluem Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, Cachoeira do Sapo, a zona rural de Santana do Matos e Santa Maria. Além disso, Itajá também enfrenta uma suspensão no abastecimento, com a operação de envio de água sendo gerida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
A previsão é que a captação pela adutora Sertão Central recomece na sexta-feira 13, no final da manhã, e a normalização do abastecimento nas áreas afetadas deverá ocorrer em até 72 horas após a retomada da captação.