A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemorou seus 75 anos de dedicação à saúde pública materno-infantil com uma cerimônia nesta quinta-feira 8, no Anfiteatro Professor Leide Morais. O momento também marcou um importante passo para o futuro da instituição: a assinatura do termo de doação e cessão de terrenos pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) à UFRN, destinados à ampliação da estrutura da MEJC.
A assinatura dos termos de doação e cessão de terrenos se deu pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) à UFRN. A doação refere-se a um imóvel de 12 mil m² e ao terreno de 9 mil m² que o integra, localizado na Avenida Nilo Peçanha, nº 20, no bairro Petrópolis, em Natal. Já a cessão contempla uma área de 753,98 m², situada no mesmo endereço, que será destinada à ampliação do estacionamento da instituição.
A comemoração celebra uma das mais importantes maternidades de ensino do país, conforme afirmou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, que também destacou os esforços para que, cada vez mais, a instituição contribua com a saúde e a educação brasileiras. “Não só um lugar que formou gerações de enfermeiros, de médicos, mas uma maternidade que tem uma excelência reconhecida nacionalmente. Então é muito importante celebrar 75 anos de história e, ao mesmo tempo, reafirmar o compromisso com o futuro”, disse.
Leia também: Governo Federal abre 100 vagas do Mais Médicos no RN
Arthur Chioro também assinou o termo de doação de um imóvel de 40 mil m² e terreno de quase 26 mil m² também feito pela SPU à UFRN, destinado a expandir o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), na mesma Avenida, mas no número 620. Confira a matéria completa aqui.
O reitor da UFRN, complementou dizendo que a Maternidade tem um papel fundamental tanto na formação de profissionais na área de saúde, quanto para o atendimento de maior complexidade na área materno-infantil. “Então, é um momento de alegria, de reconhecimento de uma instituição que tem sido uma das mais elogiadas do nosso país e com elogios espontâneos dos usuários, o que mostra o papel importante que ela tem aqui para a população”, afirmou.
Já o superintendente da MEJC-UFRN, Luiz Murillo Lopes de Britto, reforçou o compromisso da instituição com a população. “Estamos contribuindo com a nossa equipe para o engrandecimento, com a realização de sonhos, conquistas e dando à sociedade potiguar o que há de melhor nos cuidados materno-infantis que temos em nosso estado”, concluiu.
Uma história de excelência
A MEJC-UFRN foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1950, como Maternidade Januário Cicco, em homenagem ao seu fundador. Em 1961, passou a se chamar Maternidade Escola Januário Cicco. Desde 2013, a instituição integra a Rede Ebserh. Sua estrutura conta com mais de 12.000 m², 128 leitos – entre eles 26 de tratamento intensivo (UTI Adulto e Neonatal) e 15 de cuidados intermediários neonatais. Somam-se, ainda, 35 consultórios ambulatoriais; seis salas de cirurgias e uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.
A instituição é um importante campo de pesquisas científicas e formação de profissionais de saúde, desde a graduação, como campo de estágio, até a pós-graduação (mestrado, doutorado, especializações e residências). Na MEJC-UFRN, são ofertados três Programas de Residência Médica (em Ginecologia e Obstetrícia; em Endoscopia Ginecológica; e em Neonatologia), além da Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal. Mais informações sobre trabalho desenvolvido pela MEJC-UFRN estão disponíveis na matéria comemorativa dos seus 75 anos.
Sobre a Ebserh
O Huol e a MEJC fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.