Regiões centrais e oeste do estado foram as mais atingidas entre a quinta-feira (8) e a manhã desta sexta (9)
Volumes extremos de chuva foram registrados entre a quinta-feira (8) e a manhã desta sexta-feira (9) em diversas regiões do interior do Rio Grande do Sul, provocando alagamentos, inundações, transtornos à população e o bloqueio de rodovias. Em algumas cidades, o acumulado de precipitação superou em até duas vezes a média esperada para todo o mês de maio — e isso em menos de 48 horas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, apenas entre 0h e 9h desta sexta-feira foram registrados 182 mm de chuva em São Borja, 151 mm em Santa Maria, 136 mm em Agudo, 134 mm em São Martinho da Serra e Santiago, e 133 mm em Restinga Seca e Bossoroca. Também choveu 124 mm em Candelária, 120 mm em Alegrete, 114 mm em Santa Cruz do Sul, 113 mm em Cachoeira do Sul, 111 mm em Guarani das Missões, 110 mm em Joia e Encruzilhada do Sul, 108 mm em Tupanciretã, 106 mm em Venâncio Aires e 103 mm em Silveira Martins.
Desde o início da instabilidade, os acumulados já passam dos 200 mm em diversas cidades. Em São Gabriel, por exemplo, a chuva somou 245 mm até às 9h desta sexta. Em Santa Maria, o acumulado chegou a 238 mm; em Santiago, 230 mm; Alegrete, 218 mm; Maçambará, 228 mm; Cachoeira do Sul, 226 mm; Encruzilhada do Sul, 221 mm; Jaguari, 213 mm; e Restinga Seca, 207 mm.
Em Santa Maria, os maiores volumes foram registrados durante a madrugada, com 130 mm em alguns bairros — o maior acumulado desde as enchentes de abril de 2024. Ao menos 13 bairros enfrentaram alagamentos, como Campestre do Menino Deus, Salgado Filho, São José, Camobi, Medianeira, Juscelino Kubistchek, Noal, Rosário, Duque de Caxias, Pinheiro Machado, Carolina, Urlândia e Passo D’Areia. Conforme a Defesa Civil, quatro famílias — totalizando 13 pessoas — ficaram desalojadas e buscaram abrigo em casas de parentes. Duas residências foram parcialmente destelhadas. A Rádio Imembuí informou que duas escolas municipais suspenderam as aulas.
A forte chuva também afetou a mobilidade. A RSC-287 está bloqueada no km 167, entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais, devido ao alagamento causado pela elevação do nível do Arroio Barriga. A ponte original, destruída na enchente do ano passado, havia sido substituída por um desvio provisório em nível inferior, agora totalmente coberto pela água. A liberação do tráfego depende da baixa do nível do arroio. O Batalhão Rodoviário da Brigada Militar orienta que os motoristas utilizem a BR-290 como rota alternativa, conforme informado pela concessionária Rota de Santa Maria.
A MetSul Meteorologia alerta para a continuidade da instabilidade nas próximas horas, especialmente do Centro ao Noroeste e Norte do estado, com possibilidade de pancadas localmente fortes, temporais isolados de vento e granizo, além de altos volumes em curto período.
The post Chuva de até 250 mm provoca transtornos em diversos municípios do RS appeared first on Agora No Vale.