A Prefeitura do Natal inaugurou, segunda-feira passada 5, a nova Central do Cadastro Único, consolidando mais uma etapa de sua política de fortalecimento da assistência social. O novo espaço, instalado na avenida Coronel Estevam, no Alecrim — onde antes funcionava uma agência do Banco Itaú — passa a centralizar os atendimentos relacionados ao CadÚnico na capital potiguar. A central será coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas).
Com estrutura confortável para os usuários, moderna, climatizada, acessível e em localização estratégica, a nova Central tem capacidade para realizar até 400 atendimentos por dia. No local, a população em situação de vulnerabilidade social poderá atualizar seus dados, realizar novos cadastros e receber orientações sobre o acesso a programas como o Bolsa Família, dentre outros benefícios oferecidos pelas esferas federal, estadual e municipal. O equipamento também unifica os atendimentos que até então eram realizados no Via Direta e na Ribeira.
Durante a solenidade, o prefeito Paulinho Freire destacou que a entrega do novo espaço é reflexo do modelo de gestão que vem sendo implementado em Natal. “Quando fomos construir nosso plano de governo, junto à vice-prefeita Joanna Guerra, pensamos numa proposta humanizada, centrada no cuidado com as pessoas. Esse espaço representa exatamente isso: um ambiente digno, funcional, que garante a inclusão de quem mais precisa e evita que alguém perca o acesso a benefícios por falta de condições para se cadastrar”, definiu Paulinho, que também mencionou os avanços já perceptíveis nas áreas de saúde, educação, assistência social, serviços urbanos, infraestrutura e cultura.
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A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, cuja pasta é responsável pela central do Cadúnico, lembrou que, ao assumir a Semtas, encontrou um cenário desafiador: mais de 38 mil pessoas na fila de espera do Cadastro Único. Como resposta inicial, a gestão realizou mutirões de cadastramento em regiões como Planalto, Felipe Camarão, Mãe Luiza e, mais recentemente, na Zona Norte, ampliando significativamente o alcance do serviço.
“Os mutirões foram fundamentais, mas sabíamos que era necessário avançar ainda mais. Assim, esta Central surge como um divisor de águas: um espaço robusto, bem localizado, com estrutura e equipe preparadas. Já atendemos mais de 15 mil pessoas em apenas quatro meses e seguiremos ampliando — inclusive com a expansão da unidade da Zona Norte, prevista para o segundo semestre”, destacou Nina Souza.
Além da nova Central, os cadastros continuam sendo realizados nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ampliando o alcance do serviço. O Cadastro Único é a principal ferramenta do poder público para identificar famílias em situação de vulnerabilidade, e é por meio dele que milhares de brasileiros têm acesso a benefícios sociais.
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e dezenas de cidadãos que celebraram a entrega do novo espaço. O evento foi encerrado com o descerramento da placa oficial da Central, simbolizando a abertura de um novo capítulo para a assistência social em Natal.
Usuários aprovam nova estrutura
A Central do Cadastro Único aberta pela Prefeitura no Alecrim já traz bons efeitos para a rotina de quem depende dos serviços sociais em Natal.
Valdete Pereira, moradora das Quintas, foi uma das primeiras a serem atendidas e destacou a melhoria no atendimento. “Agora, ficou mais fácil. O lugar é confortável, bem localizado, tem acesso por transporte público. Dá para resolver tudo numa só vinda”, relatou Valdete.
Outra usuária, Maria das Dores Silva, de Mãe Luíza, também aprovou a mudança. “Antes, eu tinha que ir de um lado para o outro para atualizar meu cadastro. Agora, tudo está num só lugar, e o atendimento é muito mais rápido”, festejou ela.l