Instabilidade se intensifica com avanço de frente quente; MetSul alerta para risco de raios e granizo em algumas regiões
A instabilidade climática avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8) e deve atingir um número maior de municípios, conforme previsão da MetSul Meteorologia. Após um início de semana com chuvas localizadas, principalmente no Noroeste e Norte do estado, o sistema começa a se expandir, com formação de uma frente quente que trará chuva mais generalizada até a madrugada de quinta-feira (9).
Durante esta quarta, chove desde cedo em regiões do Noroeste gaúcho, com a instabilidade se estendendo ao longo do dia para o Oeste e áreas da Campanha. Já nas regiões mais ao Leste, como Porto Alegre e a Região Metropolitana, o tempo permanece com sol entre nuvens, mas com aumento progressivo da nebulosidade. A chuva, nestas áreas, é esperada apenas entre o fim do dia e a madrugada de quinta-feira.
A partir do fim da quarta e início da quinta, o avanço de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera colabora para a organização de uma frente quente sobre o estado, o que aumenta a intensidade da chuva e a frequência de raios. Este tipo de frente, segundo a MetSul, costuma trazer precipitação localmente forte e alto risco de granizo, especialmente nas regiões Oeste, Sul e parte do Centro do estado.
Embora a previsão seja de instabilidade crescente, a MetSul destaca que a chuva ainda será irregular e mal distribuída nesta quarta-feira. Portanto, nem todas as cidades gaúchas deverão registrar precipitação antes da virada para quinta.
A população deve permanecer atenta aos avisos meteorológicos e evitar áreas de risco, já que frentes quentes no RS costumam trazer eventos severos de tempo. A tendência é de que, nos próximos dias, o tempo continue instável, com maior abrangência da chuva e possibilidade de temporais isolados.
The post Chuva se espalha e deve atingir mais cidades do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira appeared first on Agora No Vale.