Duas potiguares são finalistas em prêmio de protagonismo feminino

Duas mulheres potiguares estão entre as finalistas na edição de 2024 do Prêmio Inspirar, promovido pelo Instituto Neoenergia, que reconhece o protagonismo feminino em iniciativas de arte e cultura, realizadas em diferentes regiões do Brasil. Iatamyra Rocha Freire, integrante do coletivo Mulherio de Letras Zila Mamede, e Janaína Luciana de Medeiros, idealizadora do Projeto Cinco Sentidos do Geoparque Seridó, são os nomes potiguares que concorrem nas categorias Coletivo e Mulheres, respectivamente.

O Prêmio Inspirar está em sua quarta edição em 2024 e vai contemplar lideranças femininas de iniciativas artísticas e culturais realizadas nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Piauí.

A votação, que será popular, vai definir parte das vencedoras e está aberta até o próximo dia 11 de agosto. Os Interessados em participar podem votar aqui. Já as iniciativas inscritas, foram avaliadas por um comitê externo composto por mulheres com comprovada atuação no segmento de arte e cultura, seguindo os critérios de avaliação apresentados na chamada do prêmio.

Dentre as 16 vencedoras desta edição, duas serão escolhidas por mérito cultural, enquanto as outras 14 serão selecionadas por votação popular. O prêmio total de R$122.8 mil será dividido entre as vencedoras, como reconhecimento por suas contribuições ao desenvolvimento sustentável. A cerimônia de premiação ocorrerá em agosto.

O Prêmio Inspirar tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de lideranças femininas e suas histórias de transformação social, com foco no fortalecimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero, alinhado à Agenda 2030. Além disso, a iniciativa busca impulsionar ações que gerem efeitos multiplicadores e contribuam para o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável.

A realização do prêmio é apoiada pelas cinco distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE) – e conta com a parceria técnica da Baluarte Cultura.

Conheça as iniciativas potiguares

Começando no Geoparque Seridó em 2017, o Projeto Os Cinco Sentidos do Geoparque Seridó, proporciona aos alunos das escolas dos seis municípios do Geoparque Seridó (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas) o primeiro contato com a geodiversidade, a biodiversidade e a cultural do território. A iniciativa realiza as ações por meio de palestras nas escolas, visitas aos geossítios e oficinas lúdicas e outras atividades culturais como piqueniques, feiras de ciências e apresentações de dança e literatura de cordel.  De 2017 a até hoje, o projeto já atendeu mais de 3.000 alunos em 20 diferentes escolas, contemplando esse público com mais de 300 ações.

Já o Mulherio das Letras é um movimento nacional de mulheres envolvidas com literatura, que existe desde 2017. Na iniciativa, escritoras, quadrinistas, designers, ilustradoras, editoras, profissionais das letras se expressam pela palavra escrita e oral. Com o objetivo dar visibilidade ao trabalho das mulheres no mercado editorial, em colaboração umas com as outras, as diversas atividades do Mulherio se destacam o Clube de Leitura Mulheres Lendo Mulheres, o Encontro 8M (anual), o Encontro Regional (anual), e a Biblioteca Itinerante ‘A Ponte’.

Iatamyra Rocha, que está na disputa para o prêmio, comentou à Agência Saiba Mais que o prêmio é a oportunidade de obter recursos para a viabilização de projetos socioculturais pensados em coletividade e ainda sem plena realização.

“Estamos todas aqui em força tarefa divulgando e pedindo votos para que nosso coletivo seja um dos ganhadores e receba o prêmio oportunizando, assim, os projetos que irão contemplar algumas regiões periféricas da cidade de Natal e assim levar a literatura feita por mulheres para outras mulheres em situação de vulnerabilidade. A arte literária também é porta de acesso ao bem viver.”, destacou Iatamyra. 

The post Duas potiguares são finalistas em prêmio de protagonismo feminino appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.