O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) anunciou que vai destinar R$ 3 milhões em emenda parlamentar para assegurar a reforma e a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Nova Esperança, a única do município de Parnamirim.
O anúncio foi feito durante agenda em Brasília com uma comitiva de Parnamirim integrada pela prefeita Nilda Cruz (Solidariedade), secretários e vereadores do município.
Participe do canal “Agora RN” no WhatsApp
“Será realizada uma reforma geral do prédio antigo, além de ampliação. A ideia é requalificar a unidade, de porte 2 para porte 3. A ampliação será de 300 metros quadrados a mais, e uma estrutura mais ampla, moderna e confortável, para oferecer ao povo parnamirinense um serviço de saúde pública mais qualificado”, disse Gonçalves, à reportagem do AGORA RN.
O parlamentar afirmou que o projeto de reforma e ampliação já existe, mas que será necessário realizar “alguns ajustes e readequações”. O investimento, no entanto, não deve passar de R$ 3 milhões, em média.
Gonçalves declarou que a prefeita levou até ele a proposta de construção de uma nova UPA em Parnamirim. “Mas, dentro de uma ideia de viabilidade de gestão orçamentária sobre o custeio da unidade, a gestão entende ser mais viável, neste momento, esta ampliação e reforma”, enfatizou o deputado do PL.
As UPAs de porte 2 são estruturadas para atender até 250 mil habitantes, com pelo menos dois médicos clínicos e um pediatra por turno, e capacidade para realizar atendimentos de média complexidade. Já as de porte 3 atendem populações de até 300 mil habitantes, contam com uma equipe maior — quatro médicos clínicos e dois pediatras por turno — e possuem estrutura mais robusta, incluindo mais leitos e maior capacidade de atendimento, sendo preparadas para dar suporte ainda mais efetivo antes da transferência ao hospital, se necessário.
Em 2022, segundo o Censo Demográfico, Parnamirim passou dos 252 mil habitantes. No Censo anterior, a cidade tinha 202 mil moradores contabilizados oficialmente.l