

Em adesão a campanhas nacionais realizadas no mês de maio, dois pontos de Juiz de Fora recebem iluminação especial: o monumento do Morro do Cristo e a ponte Wilson Coury Jabour Jr, no Centro. A ação é voltada para o Maio Laranja – de combate ao abuso e à exploração sexual infantil – e o Maio Amarelo – para conscientização sobre a necessidade de redução de acidentes de trânsito.
A ação, realizada pelo Departamento de Iluminação Pública da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), tem como objetivo dar visibilidade a temas e movimentos que afetam a sociedade. A iluminação irá alternar entre as cores laranja e amarelo, simbolizando as duas campanhas.
A data central do Maio Laranja é dia 18. Em Juiz de Fora, o movimento conta com o reforço da campanha “Faça Bonito”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conselho Tutelar. De acordo com dados nacionais, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil – mais da metade delas têm entre 1 e 5 anos. Além disso, estima-se que 500 mil crianças e adolescentes sejam explorados sexualmente todos os anos no país, mas apenas 7,5% dos casos são denunciados às autoridades.
Já o Maio Amarelo, movimento internacional, tem como tema em 2025 “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. O intuito é colocar o trânsito em pauta, focando na segurança e na responsabilidade compartilhada entre motoristas, ciclistas, pedestres, empresas e o Poder Público. A mobilização envolve ações educativas e a participação ativa da sociedade para a construção de um ambiente urbano mais humano e seguro.
- LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
O post Pontos históricos recebem iluminação por campanhas em maio apareceu primeiro em Tribuna de Minas.