Leia Também:
Inscrições abertas para projetos do Encontro Estudantil 2025
Capoeira nas escolas cadastra oficineiros para atuar na rede estadual
Seminário na Espanha debate gestão e inovação na educação
“O trabalho com o Jornal A TARDE, para mim, está sendo maravilhoso, porque minha escola não tem muitos recursos e eu aproveito das notícias que vem e pego para trabalhar com os alunos. […] E eu, como trabalho com Língua Portuguesa, uso muito das notícias para trabalhar com textos dissertativos. Então, a gente lê a notícia, entende a notícia e eles [estudantes] trabalham em cima disso, fazendo um texto do que eles entendem essa notícia”, declarou a professora de Língua Portuguesa e Criativa da Escola Diácono Fernando Britto, Meire Estela.A professora de Língua Inglesa, Grace Kelly Costa, também destacou a relevância da discussão sobre alfabetização e letramento no contexto do uso do jornal em sala de aula.”Tem sido muito interessante debater sobre a questão da alfabetização e do letramento e aprender como é que a gente vai usar esse jornal nas aulas, principalmente no meu caso, que sou de língua estrangeira. Eu quero realmente aprender e acho que vai ser bastante enriquecedor”, disse.A formação foi conduzida por Márcia Firmino, coordenadora pedagógica do Programa A TARDE Educação , e Jéssica Gouveia, pedagoga do A TARDE Educação e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). As atividades também contaram com a participação da pedagoga e mestra em Educação Letícia Menezes, e da pedagoga e doutoranda em Educação Anna Izabel.Segundo Márcia Firmino, o encontro foi marcado pela participação ativa e engajada dos educadores. “Os professores de Simões Filho participaram ativamente da formação, mostrando que já utilizam o jornal em sala de aula como uma ferramenta pedagógica eficaz e significativa. Essa prática tem contribuído para aproximar os estudantes da realidade social e ampliar suas formas de expressão”, pontuou.Para Jéssica Gouveia, o engajamento dos professores mostrou que há um compromisso com práticas pedagógicas que humanizam e transformam. “Enquanto representante do Programa A TARDE Educação, é uma alegria contribuir com esse processo formativo que valoriza a educação pública e fortalece os profissionais que estão na linha de frente da aprendizagem”, afirmou.