Retirada de banco de areia evitou fechamento do Porto de Natal, afirma presidente da Codern

O presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Paulo Henrique, afirmou nesta terça-feira 6 que a retirada emergencial de um banco de areia foi decisiva para manter a operação do Porto de Natal. Segundo ele, o assoreamento ameaçava reduzir o calado para 8 metros, o que inviabilizaria a movimentação de navios. “Com calado a oito a gente fecha o porto”, declarou em entrevista ao Jornal 91, da rádio 91.9 FM.

A dragagem de emergência removeu 70 mil metros cúbicos de areia e foi concluída na última sexta-feira 2. Os trabalhos foram executados pela draga Ortelius, da empresa Jan de Nul, ao custo de R$ 6,4 milhões. “A parte da extração física já aconteceu, terminou na sexta-feira, agora a gente está partindo para uma nova fase desse contrato, que é a batimetria com o LH categoria A exigido pela Marinha”, explicou. A batimetria é uma medição do relevo submerso, necessária para garantir que não há mais riscos à navegação.

Segundo a Codern, a dragagem de manutenção de todo o canal de acesso está programada para o segundo semestre de 2025, com a licitação prevista para o final de junho.

O Porto de Natal enfrenta restrições desde abril de 2023, quando perdeu a operação de contêineres, o que representou queda de 66% na receita. “Nós estamos mudando esse modelo de negócio de carga geral e estamos priorizando os arrendamentos, que dão mais estabilidade”, disse. A Codern aposta na exportação de frutas e minério de ferro como foco para os próximos anos. “Hoje o Porto de Natal se consolida na sua vocação de exportador de frutas”, afirmou.

Outro investimento citado pelo presidente é a instalação de defensas na ponte Newton Navarro, que tem impacto direto na operação portuária. “As defesas da ponte são exatamente para que você preserve a ponte, porque uma embarcação que atinja um dos pilares vai causar um caos no geral”, disse. Com as defensas, a Codern pretende operar com calado de até 12 metros após a dragagem definitiva do canal.

Segundo Paulo Henrique, os recursos para os investimentos estão assegurados. “Os recursos estão garantidos para a manutenção do canal de acesso, para as defesas da ponte e para as defensas do cais”, afirmou. Ele informou ainda que as licitações estão em curso. “A do canal de acesso abre os envelopes agora em 25 de junho, salvo engano. O DNIT está para começar a qualquer momento a licitação das defesas da ponte”, concluiu.

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