As obras da Ponte de Guaratuba chegaram a 50% e são motivo de comemoração no litoral do Paraná. Em evento realizado no último dia 1.º de maio, foi celebrada a conclusão da metade dos serviços com homenagem aos trabalhadores que atuam na construção na ponte que liga Matinhos a Guaratuba. A estimativa é de que a obra seja entregue em abril de 2026.
A estrutura é uma das maiores intervenções em execução no Paraná, com investimentos de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, participou da solenidade e visitou o canteiro de obras. Também participou do evento, o padre Reginaldo Manzotti, que deu sua bênção à obra e aos trabalhadores que nela atuam. A ponte é aguardada há décadas por moradores da região e turistas.

“É uma obra emblemática. Há 40 anos a população do Paraná lutava por essa ponte e, por uma série de acontecimentos, não tiraram do papel, e agora nós enfrentamos todas essas batalhas junto com a população. Quem faz a travessia por ferry-boat já pode ver todo o desenho da ponte e começa já a imaginar a realidade, de como será quando ficar pronta”, afirmou o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Ele ressaltou que a construção da estrutura já gerou mais de 700 empregos diretos. “Por isso escolhemos fazer nesse dia a comemoração em Guaratuba, no Dia do Trabalhador, porque são muitos trabalhadores aqui e, ao mesmo tempo, uma obra há muito tempo esperada”, destacou Ratinho.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os serviços ocorrem conforme o cronograma e a estrutura deve ser entregue em abril do próximo ano. “Essa será a última temporada do ferry-boat. Estamos com o cronograma em dia e vamos entregar essa obra completa”, frisou Sandro Alex.

O prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, frisou que após finalizada, a ponte vai transformar a realidade da cidade. “Não só a economia, mas em todos os sentidos. O litoral do Paraná será um único local, teremos mais mobilidade entre as cidades, vai integrar totalmente o nosso litoral”, disse Lense.
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, enfatizou que a obra é importante para todo o litoral e Estado do Paraná. “Há anos eu escuto que a ponte de Guaratuba ia sair. Estar aqui presente hoje, ver o governador entregar 50% da obra concluída é algo especial, também pela presença e benção do padre Reginaldo Manzotti aos trabalhadores”, afirmou Adriano.

Detalhes da construção da Ponte de Guaratuba
A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, explicou quais serão os próximos passos da obra. “Estamos concluindo os mastros centrais da ponte e a parte estaiada começará a ganhar forma. Esta é uma solução de engenharia complexa, mas que é fundamental para garantir a navegação da região”, disse Furiatti.
- Menino sonha ser engenheiro e cria réplica da Ponte de Guaratuba com brinquedos
Das 64 estacas previstas para toda a ponte, 47 já foram concluídas (73% do total), sendo 16 no trecho estaiado e 31 no trecho pré-moldado. Na parte da ponte chamada de mesoestrutura, 10 travessas já foram finalizadas, de um total de 22. Já na superestrutura, 81 vigas longarinas já foram fabricadas e 62 delas já foram instaladas na ponte.

Já foram concretadas seis lajes do tabuleiro da ponte (30% do total previsto para o trecho pré-moldado), que formarão o piso por onde os veículos transitarão.
Os acessos à ponte, tanto em Guaratuba quanto em Matinhos, também recebem serviços de infraestrutura. Em Guaratuba, são executados trabalhos de contenção, com técnicas avançadas como solo grampeado, estacas-raiz e tirantes. Em Matinhos, foi finalizado o desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, além da continuidade dos serviços de terraplenagem e drenagem.
Com informações da AEN