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Divulgação/ArcelorMittal
A temporada da Stock Car irá começar neste fim de semana com o Grande Prêmio ArcelorMittal Interlagos, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com grandes novidades principalmente envolvendo os novos carros que irão compor o grid, o ano de 2025 tem tudo para ser um dos mais importantes da história da principal categoria de automobilismo do Brasil.E isso se dá porque os sedãs, utilizados desde o inicio da criação da categoria, darão lugar aos modelos SUV que tiveram em sua construção o novo aço exclusivo de alta resistência desenvolvido pela ArcelorMittal, que participou ativamente do desenvolvimento dos novos chassis, com uma solução em aço presente na safety cage (estrutura de segurança que protege o piloto).Essa participação da ArcelorMittal no desenvolvimento do novo carro, traz pela primeira vez uma produtora de aço se envolvendo diretamente na engenharia e concepção dos veículos da categoria.“A estreia do novo aço oficial da Stock Car, produzido pela ArcelorMittal, é fruto de um trabalho de várias equipes, em diversos setores. Mais do que um marco para o automobilismo e para a indústria do aço, é a prova concreta de que, quando pessoas têm valores e visão de futuro alinhados, grandes mudanças positivas podem acontecer. Temos muito orgulho da contribuição que demos para colocar na pista um carro que combina alta resistência, leveza e, principalmente, segurança. Estamos no caminho certo de um futuro mais sustentável para a mobilidade”, destaca Alexandre Kalil, vice-presidente Comercial da ArcelorMittal. Que aço é esse?O novo aço foi projetado para aumentar a segurança dos pilotos, oferecendo um padrão mais elevado de absorção de energia em caso de impacto. Além disso, o DP980R – como foi chamado –, contribui também para que o carro tenha um melhor desempenho e menor consumo de combustível, já que é mais leve. A produção do novo aço tem certificação do programa global da ArcelorMittal XCarb™, atestando assim uma menor emissão de CO2 durante a sua produção. Apesar dessa tecnologia ter sido criada para as pistas, a empresa garante que ela pode ser adaptada para os carros de rua, mostrando como a inovação que nasce no automobilismo chega ao cotidiano das pessoas. Bumpers para absorção de energiaDurante o projeto do carro, um dos desafios que a equipe de desenvolvimento teve foi em projetar os absorvedores de energia, conhecidos como bumpers. Para isso, foi necessário resolver a equação entre: segurança x peso. Realizando um desenvolvimento em conjunto com com pesquisadores do Brasil e da França e a AudaceTech, foi buscada uma solução em aço que cumprisse os requisitos de segurança e leveza. Parceria desde 2022A parceria entre a ArcelorMittal e a Stock Car acontece desde 2022 e, além de participar da construção dos novos carros da categoria, a empresa também é responsável pela produção e entrega dos troféus dos campeões da Stock Car Pro Series e Stock Series. Patrocina ainda o Anel do Campeão, uma honraria concedida anualmente ao piloto vencedor do campeonato, simbolizando o prestígio e a tradição da competição. Carro mais resistente, mais seguro, mais rápido e com menos consumo • 2 anos de desenvolvimento do novo carro • 100% dos testes e homologações concluídos • Peso total do carro: 1.100kg • Chassi: Aço DP980R da família de Aços de Alta Resistência da ArcelorMittal • Estreia no GP ArcelorMittal Interlagos (3 e 4 de maio de 2025)