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Segundo o estudo da Globo Gente, 71% dos brasileiros pretendem presentear no Dias das Mães. “O alto índice mostra que o apelo emocional da data continua muito forte. Isso cria uma excelente oportunidade a fim de o varejo ativar tanto os canais físicos quanto os digitais. O consumidor está mais seletivo, mas disposto a comprar, desde que encontre ofertas que façam sentido, tanto no bolso quanto na assertividade do presente. O desafio do varejista é transformar essa intenção em conversão, com a entrega de conveniência, relevância e uma boa experiência de compra”, analisa Marcelo Reis.Para ele, entre as principais dicas para prevenir o consumidor nessa data está o planejamento com definição de um orçamento antes de sair de casa. Isso evita compras por impulso. Além disso, ele separa indicações como:Pesquise preços on-line e off-line: use os buscadores e aproveite cashbacks e cupons;Avalie o valor sentimental: uma lembrança com significado vale mais do que um item caro;Considere presentes compartilhados: em famílias grandes, dividir o custo do item especial a ser comprado pode ser uma ótima solução;Pense além do produto: um jantar em família, uma carta ou um dia de cuidados também são alternativas que emocionam e cabem no bolso.O especialista em vendas também reuniu orientações a fim de os comerciantes venderem mais e melhor:Antecipe campanhas: comece a comunicar a data com algumas semanas de antecedência. Afinal, os consumidores têm se planejado, principalmente os que compram on-line;Crie kits e combos personalizados: facilita a decisão de compra e aumenta o ticket médio;Aposte no visual: decoração temática atrai mais atenção à loja e aos produtos de ticket médio maior;Invista no digital: campanhas no WhatsApp, redes sociais e anúncios podem direcionar tráfego à loja física e/ou ao e-commerce;Treine sua equipe: vendedores bem-preparados geram melhores experiências e aumentam conversão. Não deixe para contratar e treinar na última hora.