PT vai priorizar aliança de Fátima com Zenaide para o Senado em 2026

Secretário-chefe do Gabinete Civil do Rio Grande do Norte, Raimundo Alves garantiu que a prioridade para as eleições de 2026 é a dobradinha entre Fátima Bezerra (PT) e Zenaide Maia (PSD) ao Senado. A declaração foi dada em entrevista ao Agora RN.

“Individualmente, a governadora é a maior líder política desse Estado”, disse Alves, que lembrou que Fátima já ocupou cadeira no Senado e classificou as chances de nova vitória no ano que vem como altas. 

Nessa costura, o objetivo do PT é manter a aliança com Zenaide Maia, atual vice-líder do Senado.

“Nossa prioridade é a dobradinha com a senadora Zenaide”, apontou.

As declarações de Raimundo Alves vêm na esteira da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Seta, na qual a governadora Fátima Bezerra dá mostras de que vem recuperando o prestígio junto à população e aparece cotada para voltar ao Senado, em 2° lugar, atrás de Styvenson Valentim.

Fátima está no segundo mandato como governadora e vai renunciar em abril para concorrer ao Senado, deixando o governo sob o comando do vice Walter Alves (MDB). Walter, entretanto, já garantiu que não tentará a reeleição.

Embora tenha uma parceria de longa data com a governadora Fátima Bezerra, Zenaide não tem antecipado as alianças que fará para renovar o mandato. Isso porque as duas podem estar em palanques diferentes na disputa para o Governo do Estado. O prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo, Alysson Bezerra, é filiado ao União Brasil. Na gestão dele, o vice foi indicado pela senadora Zenaide. Já o PT vai apoiar o nome do secretário de Fazenda Cadu Xavier.

Na entrevista, Raimundo Alves também defendeu os números do governo estadual e apontou avanços dos últimos anos, como a melhoria dos índices de segurança pública, redução das mortes violentas e feminicídio e o fortalecimento da estrutura hospitalar com investimentos federais. Para o articulador político, parte dos avanços se deve à boa relação institucional com o governo Lula, que garantiu recursos e apoio em momentos críticos.

Ezequiel não concorre ao governo, diz secretário do Gabinete Civil

Raimundo Alves garantiu que Walter Alves segue no grupo aliado ao PT e disse que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), também foi consultado sobre a possibilidade de se candidatar ao governo, mas recusou. 

“Walter disse que não tinha disposição para disputar. Ezequiel disse que se sentia honrado, mas não tinha interesse. Então, apresentamos Cadu, que foi bem recebido”, explicou. Nesta semana, em passagem por Currais Novos, o presidente da Assembleia disse que não descarta “nenhuma possibilidade” sobre os planos para 2026.

The post PT vai priorizar aliança de Fátima com Zenaide para o Senado em 2026 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.