UFRN terá observatório aberto e treinamento de professores em astronomia

Observar o sol, a lua e as estrelas pode deixar de ser uma atividade apenas para amadores e ganhar um aspecto mais científico em Natal, isso porque deve ser concluído ainda este ano a construção de um observatório astronômico no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com um investimento total de R$ 2 milhões, o prédio já está na fase final dos acabamentos e é aguardada a chegada da cúpula, que será importada dos Estados Unidos. A proposta é que o espaço seja usado tanto pelos estudantes da universidade, quanto pelo público externo.

“Será um lugar onde o público terá acesso à ciência, um instrumento para a educação científica. Além do público da universidade, os estudantes das escolas também poderão visitar o espaço e fazer observações. As pessoas talvez não se deem conta, mas a astronomia está ligada à história, geografia, matemática…. então ´um ótimo método de trabalharmos essa interdisciplinaridade”, comenta professor José Dias do Nascimento Júnior, astrofísico e idealizador do projeto.

José Dias I Foto: Alex Régis

Se formos pensar no observatório em harmonia com a LDB [Lei de Diretrizes e Base da Educação], que tornou a astronomia curricular, faremos a capacitação de professores, que serão multiplicadores. A proposta é estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica”, acrescenta o pesquisador.

O telescópio que será instalado no Observatório Astronômico da UFRN possui 35 cm de diâmetro e vai permitir a observação detalhada de astros como Saturno e Júpiter. Mas, a estimativa de Dias é que seja instalado um segundo telescópio no local.

“Será um para observar as estrelas, que será utilizado à noite, e um solar. Outra coisa importante é o acesso remoto, algumas escolas poderão executar observações remotas es estudar, por exemplo, o movimento do céu, o reconhecimento de constelações, astrofotografia e análise de dados astronômicos”, planeja Dias.

O Observatório contará com um auditório, que terá capacidade para 40 pessoas, para apresentações e projeções ao vivo das observações.

Precisamos treinar a nova geração de astrônomos, a como operar os instrumentos, os dados, a como trabalhar em equipe. A astronomia também nos permite um entendimento do clima da Terra… Com esse observatório poderemos fazer mais ciência”, conclui Dias.

The post UFRN terá observatório aberto e treinamento de professores em astronomia appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.