Explosão de grandes proporções em porto no Irã deixa 4 mortos e mais de 500 feridos


Enorme coluna de fumaça pôde ser vista no porto Shahid Rajaee, no sul do país. Incidente ocorreu na área de contêineres. Explosã é vista no porto Shahid Rajaee, em Bandar Abbas, no Irã
Mohammad Rasoul Moradi/IRNA/WANA (West Asia News Agency) via Reuters
Quatro pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas após uma grande explosão no porto Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã, neste sábado (26). As informações são da mídia estatal do regime iraniano.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A explosão ocorre no mesmo dia em que o Irã inicia uma terceira rodada de negociações para um acordo sobre tecnologia nuclear com os Estados Unidos em Omã,. A causa da explosão não foi totalmente esclarecida.
“A origem deste incidente foi a explosão de vários contêineres armazenados na área do cais do Porto Shahid Rajaee. Estamos atualmente evacuando e transferindo os feridos para centros médicos”, disse um oficial local de gerenciamento de crises à TV estatal.
Citando o porta-voz dos socorristas, a TV estatal informou que pelo menos 516 pessoas haviam ficado feridas. Ainda não estava claro se havia vítimas fatais.
A agência de notícias semi-oficial Tasnim publicou imagens de homens feridos deitados na estrada sendo atendidos em meio a cenas de confusão.
Os esforços para extinguir o incêndio decorrente da explosão continuavam. A alfândega do porto informou que caminhões estavam sendoretirados da área e que o pátio de contêineres onde ocorreu a explosão provavelmente continha “bens perigosos e produtos químicos.”
A TV estatal disse que “a negligência no manuseio de materiais inflamáveis foi um fator contribuinte” para a explosão.
Petróleo não foi afetado
Instalações petrolíferas não foram afetadas pela explosão, segundo comunicado da Companhia Nacional de Refino e Distribuição de Petróleo do Irã, que afirmou: “A explosão e o incêndio no Porto Shahid Rajaee não têm ligação com refinarias, tanques de combustível, complexos de distribuição e oleodutos relacionados a esta companhia.”
A grande explosão quebrou janelas em um raio de vários quilômetros, segundo a mídia iraniana, com imagens compartilhadas online mostrando uma nuvem em forma de cogumelo se formando após a explosão.
A agência de notícias Fars informou que a explosão foi ouvida em Qeshm, uma ilha a 26 quilômetros ao sul de Bandar Abbas.
Em 2020, computadores no mesmo porto foram alvo de um ciberataque que causou grandes congestionamentos nas vias fluviais e nas estradas. O jornal “The Washington Post” havia reportado que o arquirrival do Irã, Israel, parecia estar por trás desse incidente como retaliação a um ataque cibernético iraniano anterior.
Não houve comentário imediato do Exército israelense nem do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu quando questionados sobre uma possível ligação de Israel com a explosão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.