Innovation Club destaca importância das parcerias entre empresas e universidades para avanço tecnológico

Kussler foi o palestrante da edição de abril do Innovation Club

Os resultados positivos obtidos através da parceria entre empresas e universidades para projetos de pesquisa e inovação foram destaque na edição do Innovation Club realizada nesta quarta-feira (23) no Tecnovates. O assunto foi abordado pelo jurista e doutorando em Direito Empresarial Roberto Kussler. Ele apresentou os benefícios de iniciativas conjuntas voltadas para o desenvolvimento tecnológico no Brasil, usando como base sua atuação acadêmica e profissional na Alemanha. A exposição foi acompanhada por empreendedores, pesquisadores e representantes da universidade.

Kussler começou a exposição apresentado dados que mostram o quanto o Brasil investe em tecnologia. Segundo o palestrante, o país ocupa o 23º lugar no mundo em qualidade de pesquisa e está na 13ª posição entre os países que mais realizam investimentos na área. “Esse número é bom, mas nós podemos melhorar ainda mais se conseguirmos levar para mais pessoas a importância da união entre empresas e universidades para fomentar o conhecimento e a pesquisa na área da inovação”, colocou.

De acordo com o especialista, as empresas brasileiras não estão indo até as universidades para buscar parcerias e usar o conhecimento e inovação que surgem através dos projetos de pesquisa. “Hoje, de toda a produção científica que está sendo realizada no Brasil, poucas indústrias nacionais estão aproveitando esse conhecimento”, informou. Ainda segundo o palestrante, as universidades brasileiras recebem empresas do exterior que vêm em busca de avanços tecnológicos para levar para fora do país. Essas acabam fazendo mais registros de patentes do que as empresas nacionais.

Kussler comentou que, infelizmente, o Brasil não está conseguindo transformar o conhecimento obtido nas pesquisas em novos produtos ou serviços, e que as empresas precisam colaborar com as instituições para fomentar esses avanços e torná-los úteis para o mercado. “Os dados mostram que, em 2024, mais de 30% das patentes registradas no Brasil foram de empresas dos Estados Unidos”, colocou.

Por fim, o palestrante informou que as empresas e as instituições têm vantagens nas parcerias para desenvolver esses projetos. “As universidades podem buscar as dores das empresas e desenvolver soluções para elas. Já as empresas podem usar a experiência das universidades e as estruturas dos laboratórios para buscar insights de novos produtos para o mercado”, frisou.

Ainda, de acordo com Kussler, através da parceria, as universidades podem ter acesso facilitado a financiamentos para construção de novos laboratórios e aumentar a oferta de bolsas de pesquisa. Já as empresas podem aumentar a qualificação de sua mão de obra, pois os estudantes e pesquisadores têm acesso à novas máquinas e equipamentos.

As edições de 2025 do Innovation Club são realizadas pelo Pro_Move Lajeado com apoio institucional da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A próxima edição deve ser divulgada nas próximas semanas através das redes sociais dos organizadores.

The post Innovation Club destaca importância das parcerias entre empresas e universidades para avanço tecnológico appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.