Papa simples, Francisco rejeitou vários luxos em seu mandato

A vida do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos em decorrência de um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com o Vaticano, foi de muita simplicidade, como é de praste para os adeptos a ordem dos Franciscanos, repartição da Igreja Católica que busca um estilo de vida sem luxos.Tal vertente ficou visível em todo tempo em que o pontífice esteve no comando, visto que, ele rejeitou diversas regalias que outros papas fizeram uso, como por exemplo a rejeição do uso do crucifixo de ouro, preferindo uma de prata.

Leia Também:

Quanto ganha um papa? Entenda como o chefe da Igreja se sustenta

Lula estará presente no funeral do papa Francisco; saiba quem vai

Papa baiano? Cardeal embarca para o Vaticano e pode assumir o posto

Além disso, todos os outros papas utilizavam vestes elaboradas e luxuosas, cheias de brilho e pompa, porém, Francisco foi contra esse costume, optando por um vestuário simples e acolhedor.

Diferenças das vestes entre o Papa Francisco, a esquerda, e o Papa Bento XVI

|  Foto: Vatican Media via Vatican Pool / Getty Images e Patrick Hertzog/AFP

Utilizando somente o Anel de Pescador, uma joia exclusiva para cada papa que contém seu nome escrito em latim, no caso Franciscus, que tradicionalmente é destruído sempre que o papa morre ou sai de seu cargo.

Anel e crucifixo utilizados pelo Papa Francisco, ambos em prata

|  Foto: Stefano Costantino/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Somado a isso, Francisco se recusava a usar tronos, preferindo os assentos simples ao invés do luxuoso trono de ouro que os outros papas fizeram uso. Outra coisa que o Papa abdicou foi de morar no Palácio Apostólico para viver na Casa Santa Marta, uma casa de hóspedes dentro do Vaticano.

Comparação dos tronos do papa Bento XVI, a esquerda, e do papa Francisco, a direto

|  Foto: Reprodução | Redes Sociais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.