A Praça do Circo – uma ocupação cultural do Circo Picolino

O Circo Picolino, que em 2024 celebra 39 anos, através do evento gratuito “A Praça do Circo” uma ocupação artística, com oficinas circenses, shows musicais e o espetáculo “DAQUI”. O projeto, que está em sua terceira e última edição, ocorrerá no neste domingo, 08 de setembro, a partir das 14h. A festividade terá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para que todos possam ter uma experiência enriquecedora e inclusiva.

Sob uma gestão majoritariamente feminina, o evento conta com uma feira de artesanato e gastronômica. A Praça do Circo começa com uma grande recepção do público com oficinas de acrobacias e malabarismo, ministrada pelo artista Edicarlos Santos Souza, conhecido como Binho, artista do Picolino há mais de três décadas.

Em seguida, ocorre uma oficina de produção e musicalidade de caxixi. Essas atividades, apesar de voltadas às crianças, é para toda família e todes. Ocorre ainda o show musical do artista Gabriel, que já integrou a banda do Picolino e fez por muitos anos deste picadeiro sua morada artística.

A cada edição, o espetáculo é dirigido por um artista circense convidado – a primeira edição, Nina Porto, e a segunda, Nana Porto. Nesta edição, o espetáculo de variedade denominado “DAQUI” tem a curadoria do artista circense Felipe Cerqueira, que trará artistas e trabalhadores das artes do território de Pituaçu e que tenham relação com a história deste aparelho cultural e artístico de Salvador.

“Queremos elevar a produção destes artistas que estão no entorno do território do Picolino, para falar sobre a importância do Circo. Palhaçaria, acrobacias, malabarismos, entre outros atos, irão nos levar a refletir sobre as lendas que não estão tão longe, no nosso caso o próprio Picolino. Queremos levar a cena nossas histórias e magias”, antecipa Felipe Cerqueira.

O projeto A Praça do Circo foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Memória
Vale pontuar que, o público poderá conhecer também mais a respeito do Circo e os artistas que ali passaram através do ‘Espaço Memória’ – um acervo fotográfico, livros e publicações da Picolino. Além do projeto “A Praça do Circo”, o Picolino em parceria com a produtora audiovisual Tenda dos Milagres, está em fase de captação de imagens/depoimentos e de imersão ao acervo de imagens do Circo, para a produção de um documentário que marca os 40 anos do picadeiro, a ser comemorado em 2025.

O Longa metragem documentário “Picolino, o circo”, contemplado no edital Salvador Cine – Ano I, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, tem direção de Jamille Fortunato e Luana Serrat, com produção executiva de Karina Paz. Em 2024, o Circo Picolino está com uma programação intensa de ações – festivais, eventos circenses, oficinas, workshops, entre outros. Para possibilitar a manutenção, o picadeiro atualmente conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas – Espaços Artístico.

Programação
14h – Abertura com a Feira de Artesanato e Gastronômica
14h30 – Oficinas Circense – acrobacias e malabarismo
15h30 – Oficina de Produção de Caxixi, seguida de aula de instrumentalização
16h – Show musical com Gabriel
18h – Espetáculo Circense “DAQUI”

O post A Praça do Circo – uma ocupação cultural do Circo Picolino apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.