Série D: Barcelona, Jequié e Juazeirense iniciam luta pelo acesso

Barcelona de Ilhéus, Juazeirense e Jequié representam a Bahia na Série D do Brasileirão, que começa neste sábado, 19, com o objetivo em comum de chegar à Terceirona. Será dada a largada para a disputa da Quarta Divisão do futebol brasileiro, um campeonato longo, cuja grande decisão está prevista para acontecer só em setembro. Ao total, na competição, 64 times (divididos em oito grupos) brigarão pelo título e por uma das quatro vagas na Série C do ano que vem.A Bahia terá três representantes com grandes pretensões. Para alcançar seus objetivos, a primeira missão será desempenhar um bom futebol nas primeiras 14 rodadas para ficar entre os quatro melhores do Grupo A4 e assim chegar ao mata-mata.No entanto, dado o histórico dos times do interior do estado no campeonato, conseguir o acesso não será uma tarefa fácil. Mesmo com um planejamento bem feito, a falta de poder financeiro é uma questão a ser levada em consideração e que, pode ser um impeditivo para os clubes baianos lutarem de igual para igual com os do eixo Rio-São Paulo, por exemplo.Embora o campeonato seja iniciado neste sábado, com os primeiros jogos marcados para começar às 15h, os baianos só jogarão no domingo, 20, todos às 16h. A equipe de Ilhéus jogará fora de casa contra a Penedense, de Alagoas, enquanto Juazeirense e Jequié jogarão diante das suas torcidas contra ASA e Sergipe, respectivamente.

Leia Também:

Fredi celebra estreia no Brasileirão e mira evolução no Bahia

Vitória confia em Janderson para brilhar de novo no Maracanã

Superman Day: Bahia e Warner Bros firmam parceria inédita

Expectativa entre os baianosIndependentemente das circunstâncias, as expectativas são as melhores possíveis e as equipes baianas estão confiantes para fazer uma boa campanha, conforme revelaram os diretores dos clubes em entrevistas ao A TARDE.Entre os clubes da Bahia nessa Série D, o único que tem experiência quando o assunto é subir de divisão é a Juazeirense, que em 2017 chegou à semifinal do torneio (sendo eliminado pelo vice-campeão, Globo) e foi contemplada com o acesso. Seu supervisor financeiro, Rodrigo Góis, comentou sobre como o Cancão de Fogo pode repetir o feito, mesmo com menos poder de investimento.“O fator financeiro não é o principal para determinar o acesso dos clubes. A Série D é uma competição de muita briga e às vezes os clubes mais ricos contratam jogadores sem o perfil ideal. Talvez os clubes com menor aporte financeiro conseguem entender melhor a competição e montar o seu grupo com o perfil de jogadores exato e acabam tendo êxito, como vários outros grupos que não fizeram investimentos absurdos, mas conseguiram o acesso”, avaliou.Essa é uma linha que é replicada pelo Barcelona de Ilhéus, que disputará a sua primeira Série D — o clube foi fundado em 2019, um dos mais jovens da competição. Armando Filho, diretor do Barça, argumentou que a equipe já voltou aos trilhos na temporada (o time não fez uma boa campanha no estadual, foi eliminada na primeira rodada da Copa do Brasil e da Pré-Copa do Nordeste) e que se reforçou para fazer do sonho de ir para a Série C algo palpável.

Barcelona de Ilhéus se prepara para pegar o Penedense fora de casa

|  Foto: Barcelona de Ilhéus / Divulgação

“Os 40 dias de pré-temporada foram essenciais para o treinador aplicar seu estilo de jogo. Tivemos uma evolução muito grande com relação ao elenco do estadual e trouxemos jogadores mais competitivos, melhores tecnicamente, e fisicamente mais ainda. Estamos confiantes que iniciaremos bem a competição, contra um adversário difícil, mas temos um objetivo maior que é ascender à Série C”, disse o diretor.Reforços por méritoPensando na Série D, depois de um Baianão abaixo do esperado (ficou apenas na 7ª colocação, uma posição acima entre os que caíram), a ADJ foi ao mercado e mirou em trazer jogadores que estão em alta na atual temporada.Esse foi o caso do lateral Hugo Moura, de 25 anos, semifinalista do Campeonato Baiano pelo Jacuipense e eleito o melhor da sua posição na competição.

Jequié recebe o Sergipe no Waldomirão na primeira rodada

|  Foto: Alisson Nito / ADJ / Divulgação

Além dele, o Jequié também anunciou nesta semana a contratação do atacante Neto, de 23 anos, que estava no Colo-Colo, que foi rebaixado, mas mesmo assim o atleta conseguiu ser um dos artilheiros da competição, com quatro gols.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.