No Brasil, o stalking digital é tipificado como crime de perseguição pelo artigo 147-A do Código Penal, incluído pela Lei nº 14.132, de 2021. Esse artigo define o crime como perseguir alguém por qualquer meio, com ameaças à integridade física ou psicológica, além de restringir locomoção, invadir a liberdade ou privacidade da vítima.A vítima mais recente do crime é a modelo Yasmin Brunet, que revelou a situação nesta quarta-feira (16). Ela afirmou, em publicação no seu perfil na rede social X, antigo Twitter, que vai registrar um boletim de ocorrência contra um stalker que a persegue com mensagens de conteúdo perturbador.Leia tambémMãe de Davi Brito defende filho detido em blitz, em SalvadorVídeo: Gentili divulga áudios e diz que Juliana mentiuAlane Dias fala sobre fim da amizade com Beatriz Reis”Tem um stalker psicopata me mandando umas mensagens tão pesadas que vocês não imaginam! Faz vários perfis, perturba muito e agora passou totalmente dos limites. Amanhã vou fazer um B.O porque é assustador o nível de doença dessa pessoa”, escreveu Yasmin em sua publicação.Quer receber mais notícias do mundos dos famosos? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
tem uma stalker psicopata me mandando umas msgs TÃO pesadas que vcs não imaginam! faz vários perfis, perturba muito e agora passou totalmente dos limites.— Yasmin Brunet 🧜🏻♀️ (@yasminbrunet1) April 16, 2025
amanhã vou fazer um BO pq é assustador o nível de doença dessa pessoa.— Yasmin Brunet 🧜🏻♀️ (@yasminbrunet1) April 16, 2025Casos frequentes no mundo dos famososO caso de Yasmin não é isolado. Recentemente, outros casos de stalking envolvendo celebridades vieram à tona.No início de abril, Michael Joseph Branham foi preso após ser identificado como stalker da atriz Scarlett Johansson. Já no final de março, o influenciador Carlinhos Maia também relatou ter sido vítima de perseguição por fãs e considerou acionar as autoridades.A pena prevista para o crime de stalking é de reclusão de 6 meses a 2 anos, além de multa. Essa pena pode ser aumentada em até metade deste tempo nos seguintes casos:Quando o crime é cometido contra criança, adolescente ou idoso;Contra mulher por razões da condição de sexo feminino;Quando praticado por duas ou mais pessoas ou com uso de arma.