Romeiros iniciam peregrinação a pé entre São José dos Pinhais e Paranaguá

Mais de cem quilômetros percorridos a pé, descendo a serra entre São José dos Pinhais e Paranaguá, inclusive durante a madrugada. Este será o desafio enfrentado por um grupo com mais de 200 devotos vindos da Grande Curitiba em direção ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a partir de quarta-feira, 16. Organizada pela capela Nossa Senhora do Rocio, a caminhada envolve outras seis comunidades da região de Contenda, em São José dos Pinhais.

O trajeto de aproximadamente 110 quilômetros é considerado um dos maiores atos de devoção à padroeira do Paraná e marca, neste ano, o 30.º aniversário da caminhada, que tem início sempre nos dias que antecedem a Páscoa.

“A romaria parte da Paróquia São Pedro, em São José dos Pinhais, após uma missa de envio celebrada às 19h. O grupo principal começa a caminhada às 20h, enquanto romeiros com ritmo mais lento iniciam o trajeto por volta das 14h. A peregrinação é organizada pela Capela Nossa Senhora do Rocio, com o envolvimento de outras seis comunidades da região de Contenda, e conta com apoio do Santuário do Rocio”, informou a assessoria de comunicação do Santuário do Rocio.

Foto2 1

A descida da serra do mar, feita em grande parte durante a madrugada, é acompanhada pela imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, que passa de mão em mão entre os devotos. A chegada do primeiro grupo a Paranaguá está prevista para a tarde de quinta-feira, 17, por volta das 14h. Os demais devem chegar no Santuário até as 19h, quando será celebrada a Missa da Ceia do Senhor, com o tradicional rito do lava-pés.

  • Santuário do Rocio lança programação oficial da 2.ª Festa das Mães

Para muitos, a caminhada vai além do sacrifício físico: é um ato de fé, agradecimento e súplica. 

“Este ano, uma moça vai caminhar pedindo pela cura do pai, que operou e não pode andar. No caminho até o Santuário, os passos dela também serão os passos dele”, relatou o contador Jocel Woitovicz de França, um dos coordenadores do grupo. 

Ele lembra que, no início, o grupo era formado por apenas dez pessoas. “De uns cinco anos para cá, a caminhada cresceu bastante, vindo de 100 para mais de 200 devotos em 2025”, destacou.

Além dos peregrinos a pé, vinte participantes farão o trajeto de bicicleta. Em Paranaguá, uma estrutura especial foi montada para acolher os fiéis, com apoio médico e espaços para descanso.

  • Jornada Diocesana da Juventude acontece no dia 27 de abril no Santuário do Rocio
b89e9d 4650202830e74757bbb8491ef320db6cmv2

A peregrinação até o Santuário do Rocio se soma a outras manifestações de fé dedicadas à padroeira do Paraná. Em novembro, durante a Festa do Rocio, mais de 100 mil pessoas percorrem as ruas de Paranaguá na tradicional procissão. 

Para o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, o gesto de caminhar até o Santuário tornou-se uma expressão forte da espiritualidade do povo paranaense. “A imagem peregrina é acolhida pelas comunidades de São José no começo da Quaresma e ‘volta pra casa’ nestes dias que antecedem a Ressurreição do Senhor”, afirmou o padre.

Neste ano de Jubileu da Esperança, convocado pela Igreja Católica, visitar um santuário mariano como o de Nossa Senhora do Rocio também se torna uma oportunidade para os fiéis alcançarem a Indulgência Plenária — benefício espiritual concedido durante os anos jubilares.

“Seja qual for o percurso, muitos fiéis participam das procissões para fazer pedidos e também para agradecer as graças recebidas por intercessão da Mãe do Divino Orvalho”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.