Fenômeno climático surpreendeu a população na Serra gaúcha; especialistas explicam causas e impacto do episódio
Moradores de Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul, foram surpreendidos na tarde de terça-feira (15) por um fenômeno climático inusitado: uma intensa queda de granizo deixou as ruas completamente cobertas por uma espessa camada de gelo, dando a aparência de neve em pleno outono. Apesar do visual, meteorologistas garantem que não se tratou de neve, e sim de uma tempestade localizada com forte precipitação de pedras de gelo.
Relevo e altitude favorecem fenômenos assim
Segundo especialistas da Climatempo, como o meteorologista Guilherme Borges, a localização de Vacaria em uma região elevada e montanhosa contribui para o resfriamento do ar, mesmo com nuvens não muito altas, o que favorece a formação de granizo. A meteorologista Alana Gabriele complementa que instabilidades como essa são difíceis de prever com exatidão, já que ocorrem por fatores muito locais — como é o caso típico de cidades serranas.
Chuvas causaram danos e exigiram limpeza com escavadeiras
De acordo com a Defesa Civil, mais de 25 milímetros de chuva caíram em apenas duas horas — volume que representa cerca de 20% da média prevista para o mês em Vacaria. A força da tempestade provocou danos em pelo menos 120 residências, atingindo bairros como Cohab, Municipal, Vitória, Imperial e Mauá. Apesar dos estragos, ninguém precisou deixar suas casas.
O gelo acumulado foi tão intenso que a prefeitura precisou utilizar tratores e escavadeiras para limpar as ruas, como se fosse um cenário de nevasca. Imagens feitas por moradores e pelo Corpo de Bombeiros mostram calçadas e vias tomadas pela camada branca.
Sananduva também foi atingida
Outro município afetado foi Sananduva, no Norte do estado. A cidade registrou cerca de 90 casas com telhados danificados em razão da queda de granizo, segundo a Defesa Civil.
Fonte: Glovo.com
The post Especialistas explicam fenômenos que deixou ruas de Vacaria brancas como neve após queda de granizo appeared first on Agora No Vale.